Estudo da produção de biodiesel a partir da reação de transesterificação do óleo de palma refinado por via etanólica utilizando catálise homogênea e heterogênea / Study of biodiesel production from the transesterification reaction of refined palm oil by ethanol using homogeneous and heterogeneous catalysis

Authors

  • Cayck Trindade Ribeiro
  • Victor Nascimento Braga
  • Felipe de Luca Lima Coelho
  • Daniel Campos da Paixão
  • Dyenny Ellen Lima Lhamas
  • Gicélia Rodrigues
  • Daiane Farias Pereira Suffredini
  • Ana Cláudia Gondim de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-360

Keywords:

óleo de palma, transesterificação, catálise, homogênea, heterogênea

Abstract

Neste artigo estudou-se a produção de biodiesel a partir da reação de transesterificação etanólica do óleo de palma refinado (Elaeis guineenses) objetivando a comparação da catálise básica utilizando etóxido de potássio com a catálise heterogênea utilizando casca de ovo não calcinada e casca de ovo calcinada. As condições reacionais foram: razão molar óleo/álcool de 1:8, temperatura da reação a 60ºC e um tempo de reação de 40 minutos.O óleo de palma e os ésteres etílicos foram caracterizados em termos de índice de acidez, densidade, porcentagem de ácidos graxos livres e viscosidade.De forma a determinar a eficiência da produção de ésteres etílicos foi determinado o rendimento para os ésteres etílicos produzidos. Os resultados obtidos demostraram que a produção de ésteres etílicos utilizando etóxido de potássio, casca de ovo não calcinada e casca de ovo calcinada apresentaram potencial como catalisadores, sendo este último apresentando características semelhantes com a Agência Nacional do Petróleo, gás natural e biocombustíveis, embora necessite mais tempo de processo por se tratar de uma catálise heterogênea.

References

ANIMA. Caracterização do óleo de palma refinado. 2017. <http://www.animaconsult.com.br/pdf/ov_016_oleo_palma_refinado.pdf>. Acesso em 25 de agosto de 2019.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

CASTRO. L. S.; BARAÑANO. A. G. Aplicação de CaO oriundo da casca de ovo de galinha para a produção de biodiesel: uma revisão. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, p 182-201. v.10, 2018.

GAMA. P. E.; GIL. R. A S. S.; LACHTER. E. R. Produção de biodiesel através de transesterificação in situ de sementes de girassol via catálise homogênea e heterogênea. Quim. Nova, v. 33. n. 9. p. 1859-1862, 2010.

LEITE. R. C. C.; LEAL. M. R. L. V. O biocombustível no Brasil. Novos Estudos 78, p. 15-21. Julho, 2007.

NASCIMENTO. M. U., VASCONCELOS. A. C. S.; AZEVEDO. E. B. Otimização da produção de biodiesel a partir de óleo de coco babaçu com aquecimento por microondas. Eclética Química. v. 34. n. 4. p. 37-48. São Paulo, 2009.

PIMENTA. L. B.; FONSECA. A; F. S.; ALBUQUERQUE. R. N. O.; PEREIRA. C. A. F. Estudo da utilização da casca de ovo para a produção de biodiesel. São Paulo, Setembro de 2018.

Published

2020-05-19

How to Cite

Ribeiro, C. T., Braga, V. N., Coelho, F. de L. L., Paixão, D. C. da, Lhamas, D. E. L., Rodrigues, G., Suffredini, D. F. P., & Medeiros, A. C. G. de. (2020). Estudo da produção de biodiesel a partir da reação de transesterificação do óleo de palma refinado por via etanólica utilizando catálise homogênea e heterogênea / Study of biodiesel production from the transesterification reaction of refined palm oil by ethanol using homogeneous and heterogeneous catalysis. Brazilian Journal of Development, 6(5), 28818–28824. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-360

Issue

Section

Original Papers