Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture

Authors

  • Eder Donizeti da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Adriana Dantas Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-348

Keywords:

Arquitetura, Arte, Figura humana.

Abstract

Princípios utilizados para o ensino da figura humana no mundo derivam de pesquisas teóricas e experimentações no ensino-aprendizagem, partindo de certos questionamentos: Como se deve ensinar desenho da figura humana em cursos superiores de Artes? Como devem ser a percepção e uso da figura humana em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo? Esta pesquisa esclarece não apenas quais os aspectos tradicionais do ensino do desenho da figura humana relacionados às áreas de artes e de arquitetura, mas também aqueles relacionados à percepção visual e à cognição. Disciplinas que envolvem estudos da figura humana dos Cursos de Artes Visuais e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe foram o foco de análise metodológica como estudos de caso e alguns resultados são apresentados neste artigo.

References

ACKERMAN, G. M. Charles Bargue e Jean-Leon Gerôme. Drawing Course. Paris: ACK Edition, 2011

ARISTIDES, Juliette. Lessons in Classical Drawing: essential techniques from inside the atelier. New York: Watson-Guptill publications, 2011.

CHAPMAN, John Gadsby. The American Drawing-Book. New York: Forgotten Books, 2012 (reimpressão em 1858)

CHING, Francis D.K. Arquitetura: Forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KNOLL, Wolfgang e HECHINGER, Martin. Maquetas de Arquitectura: técnicas y contrucción. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

NICOLAIDES, Kimon. The Natural Way to Draw: a working plan for art study. India: Replika Press Pot Ltda, 2011 (original de 1941).

NOGUEIRA, Adriana Dantas. A Praxis da Anatomia Artística: Desenho de figura humana e Retrato. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2015. (Relatório de Pós-Doutorado apresentado a CAPES/Brasil).

OLIVEIRA, Mário Mendonça de. Desenho da Arquitetura Pré-Renascentista. Salvador: EDUFBA, 2002.

RYDER, Anthony. The Artist's Complete Guide to Figure Drawing, A Contemporary Perspective on the Classical tradition. New York: Watson-Guptil, 2000.

SILVA, Inês Carolina Robusto Leitão da. O Contributo da Arte Contemporânea no Ensino do Desenho Artístico, através de Métodos Experimentais. Universidade de Lisboa, 2010. (Dissertação de Mestrado).

SPEED, Harold. The Practice & Science of Drawing. 3ed. New York: Dover publications, 2014 (1a impressão em 1972).

Published

2020-05-18

How to Cite

da Silva, E. D., & Nogueira, A. D. (2020). Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture. Brazilian Journal of Development, 6(5), 28652–28667. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-348

Issue

Section

Original Papers