Planejamento em saúde: territorialização e informação da comunidade / Health planning: territorialization and community information

Authors

  • Lara Cruvinel Fonseca
  • Bianca Caribé Araújo
  • Elvis Vieira da Silva
  • Júlia Caixeta Loureiro
  • Walmir Furtado de Sousa Júnior
  • Marcos Leandro Pereira
  • Marilene Rivany Nunes
  • Maura Regina Guimarães Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.38152/bjtv3n2-002

Keywords:

Estratégia de saúde da família. Centros de saúde. Mapeamento geográfico.

Abstract

O processo de reconhecimento e análise da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) é um importante indicador para o planejamento de ações no território adscrito. Dessa forma, este estudo objetivou promover as atividades de territorialização por meio do mapa inteligente e da informação da comunidade da ESF 07, a respeito dos serviços oferecidos e do fluxo de acolhimento. Foi um estudo descritivo e exploratório. Por meio de visitas domiciliares acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e da exploração ativa da área de abrangência, tornou-se possível construir parâmetros da realidade de saúde da ESF 07 da UBS Padre Eustáquio do município de Patos de Minas – MG. Construiu-se o mapa inteligente e o fluxo de acolhimento junto à equipe de saúde. Conclui-se que a identificação das fragilidades da comunidade permite o melhor desenvolvimento das ações de saúde, assim como a informação da comunidade facilita o processo de trabalho na UBS.

References

BORGES, C.; TAVEIRA, V. Territorialização. In: GUSSO, G. et al. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM de nº 2.488 de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

FARIA, R. M. A territorialização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde e a construção de uma perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do território. Uberlândia: Escola de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, 2013. 17p.

LACERDA, J. T.; BOTELHO, L. J.; COLUSSI, C. F. Planejamento na Atenção Básica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

Published

2020-05-12

How to Cite

Fonseca, L. C., Araújo, B. C., Silva, E. V. da, Loureiro, J. C., Júnior, W. F. de S., Pereira, M. L., Nunes, M. R., & Rabelo, M. R. G. (2020). Planejamento em saúde: territorialização e informação da comunidade / Health planning: territorialization and community information. Brazilian Journal of Technology, 3(2), 85–88. https://doi.org/10.38152/bjtv3n2-002

Issue

Section

Original articles