Estudo e projeto de uma usina de compostagem / Study and design of a composting plant

Matheus da Silva e Silva, Silvio Cezar de Camargo, Anderson Martelli, Fabio Francisco Mazzocca Dourado, Edgar Manuel Miranda Samudio

Abstract


Este artigo apresenta como objetivo, retratar soluções para o projeto e execução de uma Usina de Compostagem de Resíduos Orgânicos no município de Munhoz, Sul de Minas Gerais. A disposição inadequada desses resíduos geram impactos ambientais significativos no meio ambiente, dessa forma, são apresentadas normas e diretrizes que viabilizem a construção e o funcionamento dessa Usina. Esses resíduos possuem um grande potencial energético e quando submetidos à técnicas de compostagem, podem ser utilizados como adubo orgânico. Através da Lei n°11445/2007, que determina questões em relação ao Saneamento Básico, o Brasil vem adotando práticas já praticadas em países desenvolvidos criando em 2010 a Lei n° 12.305/2010 que regulamenta a Política Nacional dos Resíduos Sólidos possibilitando que o país enfrente os problemas ambientais e socioeconômicos ocasionados pelo manejo e disposição inadequadas dos Resíduos Sólidos Urbanos. Através das ações descritas neste trabalho é possível prevenir e reduzir a produção de resíduos sólidos, realizando práticas de consumo sustentável e utilizando tecnologias que viabilizam a reutilização de RSU e a destinação final que prevê menor impacto ambiental.

 

 


Keywords


Resíduos, Compostagem, Orgânico, Munhoz.

References


ABNT NBR 10004:2004 - Classificação de Resíduos Sólidos

BANCO CENTRAL DO BRASIL-https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibir FormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=1

BARREIRA Luciana Pranzetti; JUNIOR Arlindo Philippi; RODRIGUES Mario Sergio - Usinas de Compostagem Do Estado De São Paulo: Qualidade Dos Compostos E Processos De Produção- Artigo Técnico -ano 2006.

BRUM Argemiro Luís, DALFOVO Wylmor Tives, YONENAGA William Hajime, Zílio Jéssica Andressa, LUCCA Emerson Juliano, Viabilidade Econômica da Produção de Adubo Orgânico para Assentamentos Agrícolas na Região Norte de Mato Grosso. 2013

BRUNI Vinício Costa- Avaliação do Processo Operacional de Compostagem Aerada de Lodo de Esgoto e Poda Vegetal em Reatores Fechados, Dissertação

CARDOSO Jailson Jorge - Análise da Implantação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGRIS) do município de Ipojuca, PE, Dissertação, UFPE 2016.

CLIMATE-DATA - www.pt.climate-data.rg

CONTABÉIS - https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/3839401/

DORES Luís Augusto de Carvalho Bresser - Encerramento de Aterro Sanitário -Estudo de Caso, Universidade de Taubaté, ano 2007.

FADE/UFPE - Análises das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, EUA, Europa e Japão. Pesquisa Cientifica, 2010.

FUNASA-Manual de orientações técnicas para elaboração de propostas para o programa de resíduos sólidos - Funasa / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília: Funasa, 2014.

GARRÉ Saulo de Oliveira; LUZ Maria Laura Gomes Silva - Análise econômica para implantação de uma usina de Compostagem de Resíduo Orgânico Urbano, Revista Espacios

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- www.ibge.gov.br

KIEHL, Edmar José, Fertilizantes Orgânicos. São Paulo, Ed. Agronômica Ceres Ltda. 1985.

KIEHL, Edmar José, Manual da Compostagem: maturação e qualidade do composto. São Paulo, 3ªed. 2002.

LOPES Anaísa Filmiano Andrade; POMPEU, Diogo Sá da Silva: Benefícios Sociais E Ambientais da Usina de Reciclagem e Compostagem na Cidade De Prata MG, Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, 2014.

MOREIRA Marcelo Chaves. “Dados e informações sobre resíduos sólidos urbanos no Brasil. Dissertação. Ministério da Saúde FIOCRUZ. ENSP Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro 2013.

PEREIRA NETO João Tinôco, Manual de Compostagem. Belo Horizonte, 1996.

PRAMPOLIM Guilherme; MACEDO Rafael Schulzinger; GONSALEZ -Veronica Lima - Concepção de um pátio de compostagem na região do Guarapiranga, Dissertação – 2015.

SANTOS, J. F., BARROS, S.U.B.-Usinas de Compostagem de Lixo: Desafios e Perspectivas, Artigo Técnico, A Revista Eletrônica da Faculdade de Ciências Exatas e Agrárias, 2017.

SNIS- Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos – 2017. – Brasília: MDR.SNS, 2019.Vol 38, ano 2017.

SRHU/MMA- Guia para elaboração dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, Brasília, 2011.




DOI: https://doi.org/10.38152/bjtv3n4-005

Refbacks

  • There are currently no refbacks.