Avaliação da qualidade dos comprimidos de ibuprofeno vendidos irregularmente no centro de Manaus em comparação aos medicamentos comercializados em drogarias / Evaluation of the quality of ibuprofen tablets sold irregularly at the Manaus center compared to drugs marketed in drugstores

Graciane Camico Pereira, Nathália Auzier Barbosa, Vanessa Oliveira de Souza, Rodrigo Queiroz de Lima, Marcos Túlio da Silva

Abstract


A determinação da qualidade de medicamentos é um fator extremamente importante para garantia das segurança e eficácia de medicamentos. Desvios nas características recomendadas podem significar riscos graves para a saúde dos pacientes, podendo tornar-se um problema de saúde pública. O objetivo deste trabalho é comparar a qualidade dos medicamentos vendidos e armazenados de forma irregular no centro de Manaus com os comercializados de maneira adequada. Os teste de controle de qualidade realizados foram peso médio, friabilidade, teste de desintegração de acordo com o que está preconizado na farmacopeia brasileira em dois lotes de ibuprofeno, o de comercio “regular” e outro comercio “irregular”. Os resultados para teste de peso médio e friabilidade foram aprovados, mas o tempo de desintegração foi superior ao tempo da farmacopeia para ambos os lotes. Assim, os testes realizados foram inconclusivos para determinar se os medicamentos irregulares sofreram perda da qualidade em comparação aos medicamentos regulares, para isto é necessário teste microbiológicos e químicos para poder afirmar a perda do seu efeito e ou outros possíveis danos à saúde.

 


Keywords


Ibuprofeno, qualidade, teste físicos

References


AYRES, A. ELIA, B. PINTO, G. et al.Logística em Organizações de Saúde. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2010.

BORGES, W. M. FERRACINI, F. T. Prática Farmacêutica no Ambiente Hospitalar. Ed Atheneu, São Paulo, 2a ed., 2010.

GIL, ERIC DE SOUZA. Controle físico-químico de qualidade de medicamentos. 3 ed. São Paulo, Pharmabooks, 2010.

PINTO, V. B. Armazenamento e Distribuição: o medicamento também merece cuidados. OPAS/OMS. Vol. 1. Brasília, 2016.

TEUTO. Ibuprofeno Suspensão oral gotas 50mg/mL. Disponível em: , Acesso em: 04/10/2019.

SOUZA, JULIANA NIELY DE. Estudo de estabilidade e fatores que influenciam na estabilidade do medicamento. Rio de Janeiro. FIOCRUZ, 2014.

SILVA, F. J.; et al. Controle de qualidade físico-químico de comprimidos de ibuprofeno 300 mg. Revista Faculdade Montes Belos (FMB), v. 7, n° 1, p. 151-162, 2014.

MESSA, R.V.; et al. Avaliação da qualidade de comprimidos de hidroclorotiazida: Medicamentos de referência, genérico, similar comercializados na cidade de Dourados – MS. Interbio. v.8, n.1, p. 72-78, 2014.

ANVISA. Farmacopeia Brasileira. 6.ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.

SANTOS, Juliana; SOARES, Érica. Avaliação da influência de diferentes diluentes sobre os parâmetros de Resistência Física e desintegração de Comprimidos de ibuprofeno obtidos por Compressão direta. Revista INFARMA 2011.

ROVERI, F. L.; et al. Avaliação da aplicação de método espectrofotométrico para determinação do teor de ibuprofeno em diferentes formas farmacêuticas. Rev. Bras. Farm., v. 93, n. 2, 2012.

RIBEIRO. C. C; ANDRADE. G. M. M; COUTO. R. O. Estudos de equivalência farmacêutica e perfil de dissolução comparativo de comprimidos contendo hidroclorotiazida. Infarma, v. 30, n. 1, p. 5-9, 2018.

SALVADOR, Milena et al. Avaliação da influência de diferentes diluentes sobre os parâmetros de resistência física e desintegração de comprimidos de ibuprofeno obtidos por compressão direta. Infarma-Ciências Farmacêuticas, v. 23, n. 7/8, p. 44-51, 2012.

OLIVEIRA, V. C. B.; CAMPOS, R. Estudos de equivalência farmacêutica de comprimidos de ibuprofeno. Caderno da Escola de Saúde - UNIBRASIL, v. 1, n. 11 p. 61, 2014.

OLIVEIRA, J. P. B.; et al. Análise do peso médio, resistência mecânica e desintegração de comprimidos genéricos de varfarina sódica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 69865 - 69875, 2020.




DOI: https://doi.org/10.38152/bjtv3n4-004

Refbacks

  • There are currently no refbacks.