Fatores que interferem na adesão e permanência da terapia antirretroviral / Factors that interfer with the adherence and stay of antirretroviral therapy

Authors

  • Kerllane Rafaella Freire do Nascimento Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Wendell Soares Carneiro
  • Alexssandra da Silva Vieira
  • Maíla Bezerra Souza
  • Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-143

Keywords:

Antirretrovitais, Adesão à medicação, HIV.

Abstract

Introdução: A combinação da Terapia Antirretroviral (TARV) resultou em benefícios importantes para quem vive com o HIV/AIDS, como a redução da incidência. Para a infecção pelo HIV a adesão à TARV é de suma importância visto que este suprime a replicação viral. No entanto ainda há muita resistência no aspecto adesão. Objetivo: Identificar os principais motivos da não adesão a TARV. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos que abordam fatores para a não adesão a TARV. Foram selecionados artigos completos indexados na SciELO e BDENF no idioma português, entre os anos 2015 à 2018. Percorreu-se as seis etapas sugeridas por Souza, Silva e Carvalho (2010). Resultados e discussões: Foram encontrados 24 artigos, nestes, o gênero que mais predomina-se com o HIV, ainda é o sexo masculino e um dos maiores motivos para a não adesão é o fator socioeconômico. Observa-se que as barreiras para a adesão presente em contextos econômicos e socioculturais são diversos, como as limitações financeiras, medo da descoberta do diagnóstico, esquecimento, ausência de compreensão dos benefícios do tratamento, e dificuldades de acesso ao tratamento, estes, pertinentes em países em desenvolvimento. Outros fatores que interferem na adesão ao tratamento são reações adversas a medicação, escolaridade e ausência de apoio familiar e social. Sendo assim, de acordo com as literaturas, a adesão é permeada por questões que envolvem a superação das dificuldades, mudanças comportamentais e de estilo de vida. A classificação de adesão à TARV é baseada nas características comportamentais dos pacientes em tomar ou não a medicação. Conclusão: A adesão é um fenômeno complexo e dinâmico.  Além disso, pode estar associada aos fatores socioeconômicos. A TARV envolve fatores que necessitam de uma contínua avaliação para que a reorganização e o planejamento sejam intensificados, afim de garantir estratégias que fortaleça a adesão e diminua o estigma ainda tão presente.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico – HIV/Aids 2015. Brasília – DF. Acessado em: 1 de outubro de 2019. Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2015/58534/boletim_aid s_11_2015_web_pdf_19105.pdf.

CAMARGO, C. C. Avaliação da adesão à terapia antirretroviral em indivíduos que vivem com HIV/AIDS, 2017.

COELHO, B.,et al. Gestão do cuidado dos adultos jovens com HIV/AIDS e sua interface com a adesão à terapia antirretroviral em um município do sul do Brasil, 2017.

FORESTO, J. S., et al. Adesão à terapêutica antirretroviral de pessoas vivendo com HIV/aids em um município do interior paulista. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, n. 1, 2017.

GARBIN, C. A. S; GATTO, R. C. J; GARBIN, A. J. I. Adesão à terapia antirretroviral em pacientes HIV soropositivos no Brasil: uma revisão da literatura. Archives of Health Investigation, v. 6, n. 2, 2017.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v.17, n.4, p.58-64, 2008.

PEREIRA, B. P. M et al. Estudo epidemiológico de pacientes com infecção pelo virus da imunodeficiencia humana/Síndrome da Imunodeficência adquirida (HIV/AIDS), CAXIAS-MA. Revista Interdisciplinar, v. 9, n. 4, p. 132-141, 2017.

POLEJACK, L; SEIDL, E. M. F. Monitoramento e avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral para HIV/aids: desafios e possibilidades. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 1201-1208, 2010.

RAVANHOLI, G.,et al. Pessoas vivendo com HIV/Aids no cárcere: regularidade no uso da terapia antirretroviral. Acta Paulista de Enfermagem, v. 32, n. 5, p. 521-529, 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

SOARES, J. P.; et al. Prevalência e fatores de risco para o hiv/aids em populações vulneráveis: uma revisão integrativa de literatura. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 46, n. 4, p. 182-194, 2017.

WILTON, J; LIU, J; SULLIVAN, A; RACHLIS, B; MARCHAND-AUSTIN, A; GILES M, et al.; Ontario HIV Epidemiology and Surveillance Initiative. Trends in HIV care cascade engagement among diagnosed people living with HIV in Ontario, Canada: A retrospective, population-based cohort study. PLoS One. 2019;14(1):e0210096.

Published

2020-04-08

How to Cite

SANTOS, K. R. F. do N.; CARNEIRO, W. S.; VIEIRA, A. da S.; SOUZA, M. B.; GONÇALVES, C. F. G. Fatores que interferem na adesão e permanência da terapia antirretroviral / Factors that interfer with the adherence and stay of antirretroviral therapy. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 3037–3043, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n2-143. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8606. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers