Abridor de ampolas: ferramenta para a enfermagem / Ampoule opener: tool for nursing

Edilsa Cardoso dos Passos, Jéssica Walter Bueno, Vilma Beltrame

Abstract


Trata-se do relato da construção do projeto e execução de um abridor de ampolas. A peça confeccionada, classifica-se como uma tecnologia dura e, tem o objetivo de reduzir os riscos de acidentes no dia a dia do trabalho dos profissionais da área da saúde, especialmente os que lidam com a aplicação de medicamentos que tenham a sua apresentação em forma de ampolas. Para o desenvolvimento da peça (abridor de ampolas) inicialmente, utilizamos madeira, após, cano PVC e por fim encontramos o melhor material, por ser passível de esterilização que foi o aço inox. A peça não foi inserida no mercado de trabalho, mais fizemos experiências com ampolas de diversos tamanhos e modelos, obtendo um ótimo resultado, uma vez que os estilhaços de vidro ficam todos no interior do abridor diminuindo o risco de acidente por material perfuro cortante entre os profissionais. Esperamos que este peça se torne um instrumento de trabalho dos profissionais da saúde.


Keywords


Inovação; Cuidado de Enfermagem; Saúde do trabalhador

References


BRASIL. Lei n. 8.213. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Julho, 1991.

CARRARETTO, Antonio Roberto et al. Ampolas de vidro: riscos e beneficios. Revista Brasileira Anestesiol, Vila Velha, v. 4, n. 61, p.513-521, ago. 2011

RUDRASHISH Haldar, SUKHMINDER Jit Singh Bajwa, JASLEEN Kaur. Opening snap off ampoules – a safer and uncomplicated method. Brazilian Journal of Anesthesiology. (English Edition). v 64, n 6, November–December, p448-449 2014

SALLES, Carmem Ligia Sanches de. Acidente de trabalho ocorridos com os trabalhadores da saúde nos diferentes processos de um plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Universidade Guarulhos, Guarulhos, 2008.

TIGRE. Tubo soldável. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2015.

TOMAZIN, Cybelle Cristina; BENATTI, Maria Cecília Cardoso. Acidente do trabalho por material perfurocortante em trabalhadores de enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p.60-73, jul. 2001.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.