Desafios do funcionamento da saúde pública no hospital regional Gama-DF / Challenges of the operation of public health in the Gama-DF regional hospital

Elisângela de Andrade Aoyama, Isabella Cristina Araujo de Oliveira, Gabriela Stéfany da Silva Xavier, Laís Tamie Andrade Aoyama, Ludmila Rocha Lemos

Abstract


A saúde pública no Distrito Federal tornou-se preocupante nos dias atuais, o descaso do governo, a má gestão de profissionais, a falta de equipamentos e a superlotação tem se tornado cada vez maior. O presente artigo tem por objetivo identificar os maiores desafios da saúde pública no Hospital Regional Gama-DF (HRG-DF). Foi aplicado um questionário com 10 questões fechadas para um número amostral de 30 funcionários, sendo 14 (47%) participantes do sexo masculino e 16 (53%) do sexo feminino, em maio de 2018, onde obteve-se os seguintes resultados: 63% responderam que sentem dificuldade para executar o cargo que lhe compete, devido a falta de infraestrutura no HRG-DF, 70% responderam que há falta de medicamentos-equipamentos e profissionais qualificados. Em relação a má gestão de profissionais, 67% disseram que há relação com a dificuldade que os mesmos enfrentam diariamente. Os maiores desafios encontrados, de acordo com essa pesquisa, foi a falta de infraestrutura hospitalar que engloba os problemas relacionados a falta de equipamentos-manutenção, medicamentos e profissionais qualificados, deixando assim a saúde no HRG-DF fragilizada, atingindo desta forma grande parte da população que necessita desse atendimento.  Apesar disso, os colaboradores acreditam na possibilidade de melhoria, sem perder a esperança.


Keywords


Desafios, direito a saúde, saúde pública.

References


Silva SF. Organização de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil). 2010.

Tio H. Abordagem histórica da evolução do sistema brasileiro: conquistas e desafios. Rio grande do Sul, dez. 2012.

Brasil, Constituição Federal de 1988. Promulgada 5 Outubro de 1988.

Carvalho RRS, Jorge MSB, Serapioni M, Morais JB, Caminha ECCR. Programa pesquisa para o SUS: desafios para aplicabilidade na gestao e serviços de saúde do Ceará. Ceará jul/set. 2016.

Carmo ME, Guizardi FL. Desafios da intersetorialidades nas políticas pública de saúde e assistência social: Uma revisão do estado da arte. R. De saúde coletiva, out/dez 2017.

Santos MA. Lutas sociais pela saúde pública no Brasil frente aos desafios contemporaneos. R. Katal. Florianópolis , jul/dez.2013;16(2); 233-240.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo, 2002.

Gonçalves H, Menasche R. Pesquisando na interface: problemas e desafios a partir da pesquisa qualitativa em saúde. LUGAR, jul/set 2014.

Madeiro RCV. Crise na saúde publica. R. Jurídica Consulex. Agost. 2013.

Rosa RHR. A importância da liderança e motivação nas organizações. Congresso Nacional de Excelencia em Gestão, set. 2016.

Mitre SM. Andrade ELG. Cotta RMM. Avanços e desafios do acolhimento na operacionalização e qualificação do Sistema Único de Saúde na atenção primaria: um resgate da produção bibliográfica do Brasil. Maio, 2012.

Martins CC, Waclawovsky AJ. Problemas e desafios enfrentados pelos gestores públicos no processo de gestão em saúde. R. De gestão em sistemas de saúde- RGSS. São Paulo, 2015; 4(1).

Guidin C. Abordagem histórica da evolução do sistema de saúde brasileiro: conquistas e desafios. Rio Grande do Sul. 2012 (tese).

Maximiano ACA. Introdução à administração. 5ed. Pag. 535. São Paulo, 2000.

Lorenzetti J, Lanzoni GMM, Assuiti LFC, Pires DEPP, Ramos FRS. Gestão em saúde no Brasil: diálogos com gestores públicos e privados. Florianópolis, fev.2014.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.