Envelhecimento e velhice: humanização nos cuidados à pessoa idosa na perspectiva dos alunos do curso técnico em enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – ETSC / Aging and old age: humanization in care of the elderly person in the perspective of students of the technical course in nursing of the Cajazeiras Health Technical School - ETSC

Danilo Paulo Lima da Silva, José Jefferson Moreira Silva, João Paulo Duarte Pinto, Pollyana Karinae de Morais Wanderley Lacerda

Abstract


Considerando os diversos autores que serviram como fundamento teórico para este trabalho o envelhecimento pode ser descrito como um processo dinâmico e progressivo onde ocorrem diversas alterações que tornam o idoso mais suscetível a agressões intrínsecas e extrínsecas, além disso podemos observar o aspecto da diminuição da autonomia no decorrer deste processo. De maneira generalista envelhecer é a redução da capacidade de sobreviver ocorrendo alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, alterações estas capazes de desenvolver dependências, sentimentos de inutilidade e rejeição. Em contraposição aos fenômenos naturais do envelhecimento, que provocam o surgimento de diversas debilidades, se faz necessário uma intervenção ativa e participativa dos agentes de saúde, principalmente os que atuam de maneira direta, evidenciando o lado humanitário do cuidado e atendimento à pessoa idosa, compreendendo o indivíduo idoso de maneira holística e integrada. A formação tecnicista tem papel fundamental na aplicabilidade e tratamento eficiente dos pacientes idosos, porém seu distanciamento da afetividade e do cuidar humanizado originam uma barreira quase intransponível entre idoso e agente, de tal forma que, analisando as perspectivas dos jovens enfermeiros sobre envelhecimento, podemos evidenciar e combater esse distanciamento obtendo como resultado uma relação igualitária, respeitosa e mais digna entre a pessoa idosa e o agente de saúde, para tal se fez o objetivo principal desta pesquisa: identificar a partir da percepção dos alunos do curso técnico em enfermagem da escola técnica de saúde de cajazeiras meios para humanizar o atendimento e cuidado a pessoa idosa partindo do contexto técnico e pragmático e partindo deste objetivo geral, perceber de que maneira os alunos do curso técnico em enfermagem compreendem o processo de envelhecimento e cuidado, chegando as seguintes conclusões: o processo de humanização é essencial na formação técnica compreendendo uma formação mais completa e mais integralizada, o entendimentodo processo de envelhecimento perpassa vários aspectos e analisando a abordagem utilizada fomos capazes de perceber carências em sua maioria relacionadas ao processo de acolhimento nos sistemas de saúde e por fim identificamos a falta de espaços voltados ao público idoso.


Keywords


envelhecimento, humanização e formação técnica

References


Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. Brasília, 2003. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSus.pdf>. Acesso em: 15 de jun. 2017.

Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

SILVESTRE, Jorge Alexandre; COSTA NETO, Milton Menezes. Abordagem do idoso em programa de saúde da família. Cadernos de Saúde Pública online, Rio de Janeiro, v.19, n. 3, jun 2003. Disponível em:. Acesso em: 15 jun. 2017.

SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Tratado de Enfermagem Médico – Cirúrgica. 10ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, v. 2.

PAPALÉO NETTO, Matheus. Gerontologia: A Velhice e o Envelhecimento em Visão Globalizada. São Paulo: Atheneu, 2002


Refbacks

  • There are currently no refbacks.