Reflexões sobre o apoio psicológico à terceira idade: relato de experiência em uma ILPI de Catalão – GO / Reflections on the psychological support to the third age: report of experience in an ILPI of Catalão - GO

Moisés Fernandes Lemos, Ângela Maria Pereira

Abstract


O presente trabalho é fruto das ações desenvolvidas pelos alunos do curso de Psicologia, Regional Catalão (UFG/RC), em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos, por meio da ação de extensão “Apoio Psicológico à Terceira Idade: Suporte Técnico a uma Instituição de Longa Permanência de Catalão - GO”. Os objetivos da ação contribuíram para a melhoria na qualidade de vida dos idosos, promovendo o bem-estar psicológico por meio de atividades como oficinas terapêuticas, escutas individuais, formação de grupos de convivência e reuniões com a equipe gestora da instituição. Os resultados obtidos assinalaram algumas limitações e dificuldades institucionais bem como a ausência de vínculo entre os idosos e seus familiares, evidenciando a importância do Estado na manutenção do cuidado e das políticas públicas no que se refere ao campo da saúde mental.

 


Keywords


Psicologia, idoso, institucionalização.

References


BRASIL. Lei 10.741/03, de 01 de outubro de 2003, estabelece o Estatuto do Idoso. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 01 de outubro de 2003a, Brasília, DF.

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.Dispõesobre a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social.DiárioOficial[da]RepúblicaFederativado Brasil, 07 de dezembro de 2003b, Brasília,DF.

BRASIL. Resolução Federal n.o283/RDC/ANVISA, de 26 setembro de 2005, aprova o Regulamento Técnico que define normas de funcionamento paraas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 26 setembro de 2005, Brasília,DF.

BRASIL. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012, que estabelece as normas para a realização de pesquisas com seres humanos nas Ciências Sociais e Humanas. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 12 de dezembro de 2012, Brasília, DF.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 501 de 07 de abril de 2016, que estabelece as normas paraarealizaçãodepesquisascomsereshumanosnas Ciências Sociais e Humanas. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 07 de abril de 2016, Brasília,DF.

CEDRAZ, A. DIMENSTEIN, M. Oficinas terapêuticas no cenário da Reforma Psiquiátrica: modalidades desinstitucionalizantes ou não? Revista mal-estar e subjetividade. Fortaleza. 2005. p.300- 327

ENGEL, G. Pesquisa-ação. Curitiba, 2000. p.181- 191.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.