Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com estenose aórtica e disfunção de bioprótese aórtica/ Systematization of nursing care to the patient with aortic stenosis and aortic bioprosthesis dysfunction

Letícia Pereira Felipe, Hirlana Girão Dias, Nicásio Urinque Mendes, Ana Caroline Rocha de Melo Leite, Adelina Braga Batista, Natasha Marques Frota, Vivian Saraiva Veras, Anne Fayma Lopes Chaves

Abstract


Introdução: A Estenose Aórtica consiste na disfunção da valva aórtica, pela restrição da área valvar, obstruindo o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta ascendente na sístole. Nesse contexto, o cuidado a esses pacientes deve ser centrado na sistematização de assistência de enfermagem, visando uma assistência direcionada e qualificada. Objetivo: Relatar o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com Estenose Aórtica. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado em um hospital referência em cardiologia no estado do Ceará, durante o período de fevereiro a março de 2019, no estágio curricular da disciplina Processo de Cuidar em Saúde do Adulto, do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. O plano de cuidados foi baseado nas taxonomias NANDA, NIC e NOC. Resultados: C.H.F, 72 anos, sexo masculino, com Estenose Aórtica, tendo como doença de base a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus Tipo II e Depressão Maior. Evolui com alterações cardíacas e respiratórias, sendo elencados os diagnósticos de enfermagem prioritário: Padrão Respiratório Ineficaz, Intolerância à Atividade e Ansiedade. Foram realizadas as seguintes intervenções de enfermagem: controle ácido-básico, controle da energia e controle do comportamento. Conclusão: A implementação da sistematização da assistência de enfermagem teve impacto direto na evolução clínica do paciente, através da otimização do quadro respiratório, do controle do gasto de energia e da diminuição da ansiedade. Logo, conclui-se que o enfermeiro desempenha cuidados fundamentais para melhorar o prognóstico do paciente.


Keywords


Estenose da Valva Aórtica; Processo de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.

References


BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2013.

BULECHEK, G. M.; BUTCHER, H. K.; DOCHTERMAN, J. M. Classificação das intervenções de enfermagem - NIC. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010.

MOORHEAD, S.; JOHNSON, M.; MAAS, L.M.; SWANSON, E. Classificação dos Resultados de Enfermagem. 4º Edição. Elsevier Editora Ltda. 2010.

North American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018 – 2020. 11ª Edição. Editora Artmed. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-092

Refbacks

  • There are currently no refbacks.