Aplicabilidade da impressora 3D na prática médica contemporânea/ 3D printer applicability in contemporary medical practice

Authors

  • Tayla Figueiredo Lacerda
  • Ana Flávia Resende Romanielo
  • Susana de Miranda Gomes
  • Joyce Karolyny Lopes de Souza
  • Viviana Cristina de Souza Carvalho
  • Lara Cândida de Sousa Machado
  • Ana Clara Honorato Chaves
  • Ana Clara Lenza Martins

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-050

Keywords:

“impressão 3D”, “engenharia humana”, “bioimpressão”

Abstract

O presente artigo se iniciou introduzindo uma retrospectiva de quando foi criada a impressão 3D suas aplicações iniciais e seus avanços até ser usada na área da saúde, com a criação de tecidos vivos, personalização de órteses e próteses, modelos anatômicos entre inúmeras outras funções. Foram levantadas ainda, algumas desvantagens como o elevado custo que impossibilita a democratização do acesso. O objetivo desse artigo é, portanto, abordar quais são os atuais usos da tecnologia 3D na medicina, discutindo as inúmeras possibilidades de aplicações futuras para essa técnica. Como materiais e métodos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada através de uma revisão sistemática da literatura atual. Dentro dos resultados, é importante salientar que as peças tridimensionais permitiram com que várias áreas da saúde se beneficiassem desde a utilização de protótipos de coluna vertebral, criação de uma calota craniana até a impressão de pele. No entanto, o desenvolvimento da prototipagem rápida ainda esbarra em alguns impasses: o custo e o tempo para produção. Dessa forma, pode-se concluir que as inúmeras aplicabilidades da impressão 3D precisam de um ambiente preparado para que elas possam auxiliar os procedimentos médicos em todas as áreas e que, de fato, somente a partir da sua disseminação seus custos serão diminuídos e se tornará uma solução viável para tantos impasses que antes não tinham solução a curto prazo

References

PALMA, Fabiana C.; KAPPLER, Alessandra F.. O que é e como funciona uma impressora 3D. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2015.

MALLMANN, Thiele da Silva. O uso de impressão 3D no auxílio às pessoas usuárias de órteses: um projeto de design focado em tecnologia assistiva. 2018. 112 f. Monografia (Especialização) - Curso de Design, Univates, Lajeado, 2018.

MATOZINHOS, Isabela Penido et al. Impressão 3D: Inovações no campo da medicina. Revista Interdiciplinar Ciências Médicas-mg, Mg, p.143-162, 2017.

BERNARDES, Júlio. Pele impressa em 3D substitui animais em teste de cosméticos. Jornal da Usp. São Paulo, p. 1-1. 15 jan. 2018. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/pele-impressa-em-3d-substitui-animais-em-teste-de-cosmeticos/>. Acesso em: 15 jan. 2018.

GUERRA NETO, Custódio Leopoldino de Brito et al. Tecnologia 3D na saúde: Uma visão sobre órteses e próteses, tecnologias assistivas e modelagem 3D. Rio Grande do Norte: Sedisufrn, 2018. 95 p.

Published

2020-01-29

How to Cite

LACERDA, T. F.; ROMANIELO, A. F. R.; GOMES, S. de M.; SOUZA, J. K. L. de; CARVALHO, V. C. de S.; MACHADO, L. C. de S.; CHAVES, A. C. H.; MARTINS, A. C. L. Aplicabilidade da impressora 3D na prática médica contemporânea/ 3D printer applicability in contemporary medical practice. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 620–625, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n1-050. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6474. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers