Roda do quarteirão como estratégia de promoção à saúde no combate a dengue / Wheel of the block as a strategy to promote health in the fight against dengue

Authors

  • David Gomes Araújo Júnior
  • Normanda de Almeida Cavalcante Leal
  • Isabele Mendes Portella
  • Joelia Oliveira dos Santos

Keywords:

Educação em saúde, Atenção primária à Saúde, Dengue, Participação comunitária.

Abstract

O estudo tem como objetivo descrever a experiência de um modelo de diálogo reflexivo com a comunidade através do projeto ‘’roda do quarteirão’’ com a finalidade de quebrar as barreiras de acessibilidade aos cuidados na Atenção primária à Saúde. Trata-se de um relato de experiência que descreve as ações de educação em saúde, com foco no combate à dengue, desenvolvidas em um bairro do Município de Sobral-CE, na área adscrita de um Centro de Saúde da Famílianoperíododejunhoajulhode2017. A escolha dos quarteirões para realização das atividades foi mediante a apresentação do relatório da Vigilância epidemiológica (VIGEP) das ruas com maiores índices de notificação e foco positivo para o mosquito do gênero Aedes. O projeto denominado de “Roda do quarteirão” envolveu diversas atividades, como rodas de conversas, exposições de exemplares do mosquito transmissor da dengue, apresentações lúdicas, cortejos além do uso de material ilustrativo. A Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta como vantagem a imersão na comunidade atuando junto às famílias. Esse modelo de atenção prima por “dar voz ao povo” de modo que este venha a direcionar a atenção à saúde de acordo com suas necessidades. Estes espaços sociais são lugares estratégicos e tornam-se um campo para estudo da promoção da saúde, por entender que saúde é produzida em todos os meios onde as pessoas vivem, trabalham, amam, e remete-se ao lugar como espaço para análise e intervenção.

 

References

BRASIL. Dengue: decifra-me ou devoro-te. 2. ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009.

CEARÁ. Secretaria de Saúde do Estado. Caderno de Informação em Saúde - Região de Saúde de Sobral. Fortaleza: Secretaria do Estado do Ceará, 2016.

DOWBOR, L. Da globalização ao Poder Local: a Nova Hierarquia dos Espaços, In: Pesquisa e Debate, PUC- SP, Vol. 7, número 1(8), 1996.

GOYA, N. Promoção da saúde, poder local e saúde da família: estratégias para a construção de espaços locais saudáveis, democráticos e cidadãos-humanamente solidários e felizes. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 4, n. 1, 2013.

MINAYO, M.C.S. Enfoque ecossistêmico de saúde e qualidade de vida. In: MINAYO, M.C.S., MIRANDA, A.C. (orgs.) Saúde e ambiente sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2002a. p. 173-89.

OLIVEIRA, J. C. de; LIMA, S. do C. Mobilização comunitária e vigilância em saúde no controle dos Aedes e prevenção da dengue no distrito de Martinésia, Uberlândia (MG). Boletim Campineiro de Geografia, Campinas, v. 2, n. 1, p. 121-169, 2012.

SANTOS, F. de O. Promoção da saúde para a construção de territórios saudáveis: estratégias a partir da escola e da unidade básica de saúde da família, em Uberlândia (MG). 2016. 316f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

SANTOS, F. O.; OLIVEIRA, J. C. de; LIMA, S. do C. Promoção da saúde, mobilização comunitária e intersetorialidade para o combate ao Aedes aegypti, em Uberlândia, Minas Gerais. Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 64-75, jul./dez. 2016.

SILVA, K.L. Promoção da saúde em espaços sociais da vida cotidiana. 2009. 182 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

Published

2018-10-29

How to Cite

ARAÚJO JÚNIOR, D. G.; LEAL, N. de A. C.; PORTELLA, I. M.; SANTOS, J. O. dos. Roda do quarteirão como estratégia de promoção à saúde no combate a dengue / Wheel of the block as a strategy to promote health in the fight against dengue. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103–111, 2018. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/623. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers