Cursos integrados de gestão em saúde: um relato de experiência do Ceará / Integrated health management courses: an experience report from Ceará

Authors

  • Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva
  • Roberta Duarte Maia Barakat
  • Camila Campos Colares das Dores
  • Kilvia Paula Macedo Soares
  • Ivina Maria Siqueira Lima

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-017

Keywords:

Educação permanente. Gestor de saúde. Educação baseada em competências.

Abstract

Imersos no âmbito da Educação Permanente, os cursos integrados de gestão em saúde abordam a formação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Projeto de Qualificação de Gestores do SUS nas macrorregiões do estado do Ceará. O objetivo é relatar a experiência de realização dos cursos no cenário dos currículos baseados em competências nas três macrorregiões de saúde: Fortaleza, Cariri e Sobral. A meta de realização foi de turmas de especialização e aperfeiçoamento referenciadas pela metodologia para aproximar os conceitos norteadores da educação permanente, compreendendo a abordagem na qual os processos educativos ocorrem em sintonia com a realidade vivida no cotidiano do trabalho. Construiu-se um processo de ensino-aprendizagem nos referenciais das metodologias ativas, formando grupos de docentes, facilitadores e gestores. Disseminou-se a Educação Permanente nas 22 Regiões de Saúde do estado, formando aproximadamente 1.600 alunos em 15 turmas de especialização e 9 de aperfeiçoamento. As atividades iniciaram em 2009 e, ao final, selecionou-se e formou-se 95 facilitadores, 10 coordenadores de curso e uma equipe estruturada mediante processo de matriciamento da gestão. Observou-se que a construção do conhecimento pelos sujeitos embasa-se nas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais do espaço em que atuam, apoiando-se num diálogo permanente entre todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. O Projeto interveio numa perspectiva que valoriza a multidisciplinaridade e a intersetorialidade, essenciais para o desenvolvimento profissional. A realização destes cursos apresenta a oportunidade de ampliar a interiorização das ações de educação permanente e de provocar mudanças em processos e práticas de gestão pública.

References

Ceará. Secretaria da Saúde do Estado. Plano diretor de regionalização das ações e serviços de saúde: PDR do Estado do Ceará 2014. Disponível em: http://www.saude.ce.gov.br/index.php/downloads/category/99-plano-diretor-de-regionalizacao-pdr-2014. Fortaleza; 2014a.

Ceccim RB. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface: Comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 9, n. 16, p.161-167; 2005.

Ferla AA, Rocha CMF. Inovações na formação de sanitaristas. Cadernos da Saúde Coletiva, v.1. Porto Alegre: Rede UNIDA, 72 p.: il. 2013.

Brasil. A Educação Permanente entra na roda. Pólos de Educação Permanente em Saúde: conceitos e caminhos a percorrer. Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento da Gestão da Educação na Saúde – Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2005.

Ceará. Escola de Saúde Pública do Ceará. Projeto Político Pedagógico. 143p. Fortaleza; 2012a.

Lima VV. Competence: different approaches and implications in the training of healthcare professionals. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.17, p.369-79, mar/ago; 2005.

Loiola FA. Origem, evolução e uso da abordagem por competência. Formação desenvolvida no quadro do projeto de formação de recursos humanos através da abordagem por competência nas escolas de formação em saúde do estado do Ceará. Sobral, Fortaleza, 2008. Disponível em http://www.conasems.org.br/intercambio/default.php. Acesso em: 28 jan. 2018.

Ruas R et al. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman; 2005.

Ceará. Plano Estadual de Saúde – 2012 a 2015. Disponível em: http://www.saude.ce.gov.br/index.php/politicas-de-saude/compromissos/plano-estadual-da-saudehttp://www. Fortaleza; 2012c.

Ceará. Centro de Educação Permanente e Gestão e Saúde. Manuais dos cursos de aperfeiçoamento 2012- 2014. Fortaleza; 2012b.

Ceará. Centro de Educação Permanente e Gestão e Saúde. Manuais dos cursos de gestão: cursos integrados de gestão em saúde: cursos de especialização. Fortaleza; 2014b.

Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; 2000.

Feuerwerker LCM, Ceccim RB. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis - Rev. Saúde Coletiva, v.14, n.1, p.41- 65; 2004.

Deluiz N. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. Formação, v.1, n.2, p.05-16, maio. Brasília; 2001.

Published

2020-01-14

How to Cite

SILVA, S. M. N. B.; BARAKAT, R. D. M.; DORES, C. C. C. das; SOARES, K. P. M.; LIMA, I. M. S. Cursos integrados de gestão em saúde: um relato de experiência do Ceará / Integrated health management courses: an experience report from Ceará. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 237–249, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n1-017. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6099. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers