Hemorragia digestiva no estado do Espírito Santo: análise quantitativa e qualitativa dos diagnósticos no hospital estadual de referência / Gastrointestinal bleeding in the Espírito Santo state: quantitative and qualitative analysis of diagnostics in the standard hospital of the state

Dyanne Moyses Dalcomune, Igor Morais Araujo Lopes, Jeinnifer Zanardo Coaioto, Kamilla Karine Costa Silva, Glícia Chierici Baptista, Rialla Greque Machado, Debora Rupf, Rhaynner Guimarães Nágime

Abstract


A hemorragia digestiva (HD) é evidenciada clinicamente pela presença de hematêmese, melena ou enterorragia, e é frequente causa de hospitalização nos serviços de urgência. As hemorragias que decorrem de lesões proximais ao ligamento de Treitz são consideradas hemorragias digestivas altas (HDA) e, distais a ele, hemorragias digestivas baixas (HDB).  Trata-se de estudo transversal e descritivo, de caráter quantitativo e qualitativo, realizado através da análise de dados obtidos através do sistema EPImed, no Hospital Estadual Dório Silva, considerado centro de referência para hemorragia digestiva no Estado do Espírito Santo (ES). Objetiva-se avaliar a prevalência, os tipos, etiologias e como estes implicam nos desfechos das HD no ES. Os dados analisados corresponderam ao período de 01 de julho de 2017 a 31 de julho de 2018, com um total de 8936 pacientes admitidos no hospital, sendo 1088 (25,91%) destes diagnosticados com hemorragia digestiva. No setor de emergência (Sala Vermelha), 554 pacientes foram admitidos, todos eles com hemorragia digestiva alta. Após a análise dos dados, observou-se que o perfil de HD encontrado no ES está parcialmente de acordo com o descrito na literatura. Justifica-se pelo fato dos homens, no ES, apresentarem mais HDB que as mulheres, ao contrário do que é descrito na literatura. Outro fato a questionar-se é que a prevalência de HDB comparada a de HDA, é quase o dobro no ES no que tange àquela descrita na literatura em relação aos casos totais de diagnósticos de HD. Dessa forma, tornam-se necessários novos estudos para elucidar as causas de tais divergências.

Keywords


hemorragia digestiva; clínica médica; emergência.

References


MARTINS, H.; NETO, R.; VELASCO, I. Medicina de emergência: Abordagem Prática. 12ª. ed. São Paulo: Editora Manole, 2017.

NETO, R. Hemorragia Digestiva Baixa. Medicinanet, Set, 2018. Disponível em:. Acesso em: 08 novembro 2018.

SALTZMAN, J. R. Approach to acute upper gastrointestinal bleeding in adults. UpToDate. 2018. Disponível em: acesso em 06 de outubro de 2018.

STRATE, L. Approach to acute lower gastrointestinal bleeding in adults. UpToDate. 2018. Disponível em: acesso em 06 de outubro de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-105

Refbacks

  • There are currently no refbacks.