A visão dos agentes comunitários de saúde sobre a importância do nutricionista na atenção básica/ Community health agents 'view on the importance of the nutritionist in basic care

Authors

  • Maria Raquel da Silva Lima
  • David Pereira Paiva
  • Josielma Virginia da Silva
  • Rebeca Rayana Marques de Morais
  • Lorena Rocha Silva
  • Ana Angelica Romeiro Cardoso
  • Maria Dinara de Araujo Nogueira
  • Ana Cibelli Nogueira Soares

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-098

Keywords:

Atenção Básica. Agente Comunitário de Saúde. Nutricionista.

Abstract

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um articulador do processo de trabalho da equipe, por residir na sua área de atuação torna o trabalho mais simples por conhecer muito bem a comunidade. Feito isso eles comunicam à equipe do PSF quais são os agravos e voltam à comunidade com orientações, encaminhamentos e outras formas de solucionar os problemas. O objetivo foi compreender a visão dos agentes comunitários de saúde sobre a importância do nutricionista na atenção básica. A pesquisa foi realizada em um posto de saúde em Fortaleza- CE pertencente a Regional II. Quanto à coleta de dados, ocorreu no período de fevereiro a março de 2019. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 10 ACS, sendo esta gravada para avaliar a percepção dos participantes durante a participação na pesquisa, sobre a temática abordada. Constatamos que os ACS não tinham conhecimento sobre a abrangência de todo o campo de atuação do nutricionista, relataram maior prevalência de excesso de peso, diabéticos e hipertensos na comunidade. Observamos que os ACS’s não estavam cientes de todas as contribuições que o nutricionista pode realizar em uma Unidade Básica de Saúde. Também foi possível constatar a deficiência dos mesmos em relação aos conhecimentos básicos sobre alimentação saudável, na prevenção e tratamento de determinadas patologias.

References

ABREU et al. Monitoramento do estado nutricional de adultos atendidos na atenção básica em Salvador. Revista Saúde em Foco, n.11. 2018

GOMES, K. D. O. et al. A práxis do agente comunitário de saúde no contexto do programa saúde da família: reflexões estratégicas. Saúde e Sociedade, v. 18, p. 744- 755, 2009.

MATTOS, P. F.; NEVES, A. S. A Importância da Atuação do Nutricionista na Atenção Básica à Saúde. Revista Práxis, v. 1, n. 2, p. 11-15, 2009.

MACHADO, N. M. V. et al. Reflexões sobre saúde, nutrição e a estratégia de saúde da família. 2006.

CERVATO-MANCUSO, Ana Maria et al. A atuação do nutricionista na Atenção Básica à Saúde em um grande centro urbano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 3289-3300, 2012.

MEDINA, M. G.; HARTZ, Z. M. A. O papel do Programa Saúde da Família na organização da atenção primária em sistemas municipais de saúde. Cad Saude Publ, v. 25, n. 5, p. 1153-1167, 2009.

RODRIGUES, A C S; VIEIRA, G. L. C; DE CARVALHO TORRES, A proposta da

educação permanente em saúde na atualização da equipe de saúde em diabetes mellitus. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 531-537, 2010.

DOS SANTOS, A. C. A inserção do nutricionista na estratégia da saúde da família: o olhar de diferentes trabalhadores da saúde. Família, Saúde e Desenvolvimento, v. 7, n. 3, 2005.

Published

2019-12-18

How to Cite

LIMA, M. R. da S.; PAIVA, D. P.; SILVA, J. V. da; MORAIS, R. R. M. de; SILVA, L. R.; CARDOSO, A. A. R.; NOGUEIRA, M. D. de A.; SOARES, A. C. N. A visão dos agentes comunitários de saúde sobre a importância do nutricionista na atenção básica/ Community health agents ’view on the importance of the nutritionist in basic care. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 6041–6949, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n6-098. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5566. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers