Um olhar da psicologia para as questões subjetivas apresentadas no contexto escolar/ A look from psychology to the subjective issues presented in the school context

Jennifer Renata Araujo Dinis, Dalyne Ayane Ribeiro Silva Magalhaes, Valeriana Porto Pastor

Abstract


Introdução: A escola ao depositar o que está programado no plano educacional, esquece a subjetividade dos alunos e as necessidades que vai muito além do processo de escolarização, reprovando comportamentos como brincar e correr. Segundo Freud (1913) a supressão dos instintos da criança predispõe doenças no futuro. Flecha e Tortajada (2000), também pontua, a necessidade de conhecer as potencialidades do indivíduo para inseri-los socialmente. Portanto, a escola inserida num ambiente vulnerável estará incluindo e ajudando nas mudanças sociais ou apenas dando continuidade à exclusão? O referido trabalho tem como objetivo proporcionar reflexões as questões subjetivas apresentadas na escola e as práticas realizadas no contexto educacional. Metodologia: Foi realizado na Escola Municipal Jose Florêncio Leão, localizada em Caruaru – PE. Sendo executado a intervenção com 32 alunos do 1º ano ao 5° ano, os mesmos foram escolhidos por indicação da psicóloga da escola. Resultados e Discussão: Foi observando como principal demanda a agressividade, sendo reproduzida em várias esferas e contextos. A maioria dos alunos já vêm de um contexto familiar turbulento, ao chegar na escola além de recebidos de forma autoritária, são vítimas de bullying e descarregam toda essa energia com mais violência, no entanto, a maioria dos funcionários não são preparados para lidar com questões subjetivas que se apresentam no contexto educacional. Considerações Finais: É eminente as dificuldades de aprendizagem e os comportamentos presentes nos alunos relacionado com suas vivências. Sendo necessário os profissionais reconhecer estas relações, intervindo nas contradições existentes entre a prática e as demandas do sujeito.


Keywords


Escola. Subjetividade. Vulnerabilidade.

References


FLECHA, R; TORTAJADA, I. Desafios e saídas educativas na entrada do século. A educação no século XXI: os desafios imediatos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREUD, S; FREUD, A. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Imago Ed., 1976.

PATTO, M. O papel social e a formação do psicólogo: contribuição para um debate necessário. Introdução à psicologia escolar, v. 3, p. 459-468, s.n. 1997.

RODRIGUES, P; NUNES, A. Brincar: um olhar gestáltico. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 16, n. 2, p. 189-198, s.n. 2010.

OLIVEIRA, C; ARAÚJO, C. Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 9, n. 3, p. 0-0, s.n. 2009.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-086

Refbacks

  • There are currently no refbacks.