Ações preventivas do programa saúde na escola contra a violência sexual no município de casinhas, Pernambuco /Preventive actions of the school health program against sexual violence in the city of cottages, Pernambuco

Elizangela Leandro do Rego

Abstract


O presente trabalho objetiva comprovar a relevância da educação em saúde na prevenção a agressão e exploração sexual de crianças e adolescentes através do Programa Saúde na Escola.  Sendo assim o objetivo primeiro desse artigo e potencializar uma conscientização que melhore a conversação entre o conjunto de setores do meio social e estes com os administradores públicos, aparenta ser a opção mais assertiva para a composição e objetos de metodologia a favor da prevenção e a agressão direcionadas contra crianças e adolescentes.  A violência sexual direcionada a crianças e adolescentes é uma problemática de uma proporção de grandeza elevada na sociedade. Para cada público foi utilizado material adequado para a faixa etária participante, os pais dos alunos do ensino infantil também participaram das ações onde os mesmos foram orientados a ter uma atenção especial com os filhos, visando evitar possíveis abusos sexuais contra suas crianças. Os resultados evidenciam que os envolvidos assimilam a agressão sexual como um fato doloroso fisicamente e mentalmente, árduo a ser vivenciado pela vítima. O sofredor (a) do abuso relata sentir angústia, raiva, medo vergonha por ter sido amedrontado de morte ou tortura pelo agressor. O objetivo da pesquisa foi realizar uma explanação sobre as informações relacionadas ao abuso/violência sexual em crianças e adolescentes matriculados na rede de Educação Municipal e Estadual do Município de Casinhas, Pernambuco.

Keywords


Educação em saúde. Escola. Sexualidade.

References


Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica 4.ed. – Brasília; Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à saúde .ABC do SUS- Doutrinas e princípios. Brasília :1990.

Manual de saúde escolar II. Sociedade Brasileira de Pediatria 1994.

. «Pernambuco » Casinhas » Produto Interno Bruto dos municípios - 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 julho de 2017

Araújo, M. F. (2002). Violência e abuso sexual na família. Psicologia em Estudo, 7, 3-11.

Arpini, D. M., Hermann, C., Forno, C. D., & Soares, A. C. (2010). A importância da escuta na revelação da violência contra a infância e a adolescência. Psicologia, Educação e Cultura, 14(1), 111-128.

Arpini, D. M., Soares, A. C., Bertê, L., & Forno, C. D. (2008). A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. Psicologia em Revista, 14(2), 95-112.

Minayo,M.C.S.(Org.). (2007). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo (SP): Hucitec; 2010.

Maffesolli M. O conhecimento comum: introdução a sociologia compreensiva. Porto Alegre (RS): Sulinas;2010.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-075

Refbacks

  • There are currently no refbacks.