Cirurgia revisional para desnutrição após bypass gástrico: um relato Atípico / Revisional surgery for nutrition after gastric bypass: a report Atypical

Kemylla Machado Souza, Carlos Augusto Bastos Mello, Leonardo Ferrari Borges Da Silva, Julianna Matos Monterio

Abstract


Nesse relato de caso, os autores buscaram analisar a desnutrição energético-proteica como complicação clínica e patológica da cirurgia bariátrica pela técnica de Bypass Y-de-Roux, bem como descrever a técnica cirúrgica empregada para a resolução definitiva do problema. A desnutrição pode se apresentar como Marasmo, um estado em que praticamente todas as reservas de gordura disponíveis do corpo se esgotaram devido à inanição, ocasionalmente, o nível sérico de albumina está reduzido, mas mantém-se >2,8 g/dL nos casos sem complicações ou Kwashiokor, estresse fisiológico que aumenta a necessidade de proteína e energia em um momento em que o consumo costuma ser limitados. A paciente em questão é do sexo feminino, 36 anos, submetida a cirurgia bariátrica por By-pass há 10 anos, com índice de massa corporal de 44,98. Após 7 anos cirurgia, iniciou com um quadro de fraqueza sono e indisposição, sendo diagnosticada com anemia e fazendo reposição de ferro como opção terapêutica. Houve piora do quadro, com vômitos recorrentes e sialorreia, foi internada apresentando deficiência vitamínica, descamação de pele, queda de cabelo e outros sintomas, sendo diagnosticada com desnutrição disabsortiva. Sem melhoras significativas, após 1 ano foi internada novamente com a albumina de 3,02g/dL e quadro clinico semelhante; a paciente evolui com albumina de 2,3g/dLe piora dos sintomas clínicos quando se fez a opção de cirurgia revisional. Encontrou-se uma alça bilioprancreática de 80cm, com uma sobra para alem da entero-enteroanastomose de 50 centímetros, o que levou a um sequestro das secreções digestivas para o segmento de alça residual. Concluiu-se que o alimento transitava pela alça alimentar e não entrava em contato de forma adequada com os sucos digestivos fazendo com que não houvesse a digestão adequada e com isso causando todos os sintomas apresentados acima; após a cirurgia houve melhora significava da paciente, fazendo com que ela voltasse ter qualidade de vida.


Keywords


cirurgia bariátrica, desnutrição proteica, hipoalbuminemia.

References


BHAGAVAN, N.v.. Gastrointestinal Digestion and Absorption. Medical Biochemistry, [s.l.], p.197-224, 2002. Elsevier. http://dx.doi.org/10.1016/b978-012095440-7/50014-7.

CARSWELL, Kirstin A. et al. The Effect of Bariatric Surgery on Intestinal Absorption and Transit Time. Obesity Surgery, [s.l.], v. 24, n. 5, p.796-805, 30 dez. 2013. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s11695-013-1166-x.

HARISSON. Medicina Interna. 17. ed. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-041

Refbacks

  • There are currently no refbacks.