Diagnóstico de Doença de Behçet após trauma ocular: relato de caso / Diagnosis of Behçet's Disease after eye trauma: case report

Authors

  • Gabriela Thiago Gontijo da Silva
  • Guilherme Soares Cardoso
  • Jovelina de Oliveira Pereira
  • Marina Carvalho Giannini
  • Rafaela Rabelo Maciel
  • Vanessa Fernandes Andrade

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n3-168

Keywords:

doença de behçet, trauma ocular, uveíte.

Abstract

A Doença de Behçet é uma patologia com acometimento multissistêmico de características clínicas variáveis. É uma vasculite inflamatória de caráter crônico e ocorrência rara, caracterizada principalmente por recorrentes episódios de úlceras aftosas orais, úlceras genitais, lesões oculares e outras manifestações tais como lesões cutâneas, gastrointestinais. O objetivo desse trabalho é relatar um caso atípico da Doença de Behçet e compará-lo com a literatura no intuito de evidenciar peculiaridades importantes para a prática médica. Trata-se do caso de um paciente que sofreu um trauma ocular há nove meses que, no início apresentou fotossensibilidade e redução da acuidade visual evoluindo para uma infecção bacteriana ocular, uveíte pós-estreptocócica. No entanto, recentemente procurou o serviço de saúde devido uma urgência oftalmológica e ao ser hospitalizado para o desenvolvimento do tratamento houve um relato de artralgia metacarpofalangeanas que foi investigado pela clínica médica e assim chegaram ao diagnóstico da Doença de Behçet. Correlacionando a literatura com o caso apresentado, percebe-se uma evolução atípica de uma doença de baixa incidência no Brasil, uma vez que o envolvimento de pequenas articulações não é tão comum em pacientes com Doença de Behçet, enquanto as manifestações oculares são comuns, onde a inflamação repetida pode levar à cegueira. Dessa forma, a apresentação deste caso torna-se de extrema importância, pois visa alertar profissionais de saúde quanto à diversidade de sinais e sintomas apresentados pela Doença de Behçet, pois é, sabidamente, pela sociedade médica a dificuldade de diagnosticar essa patologia, pois os sintomas podem surgir separadamente e em idade não prevalente. Isso requer um olhar clínico crítico, pois quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, melhor o prognóstico.

References

Alessandra Bettiol, Domenico Prisco, Giacomo Emmi. Behçet: the syndrome. Rheumatology, Volume 59, maio 2020.

Ksiaa et al. Eye and Behçet disease. Journal Français d’Ophtalmologie, volume 42, edição 4, página 133-146, abril 2019.

Coutinho, Inês et al. Doença de Behçet: a nossa realidade. Relato de caso. Revista Brasileira de Oftalmologia 76 (4), julho-agosto de 2017.

Neves, Fabrício de Souza et al. Behçet’s Syndrome: Looking for evidences. Revista Brasileira de Reumatologia, volume 46, página 21-29, 2006.

Souza, Alexandre Wagner. Sociedade Brasileira de Reumatologia – Doença de Behçet. São Paulo, 2018

Published

2022-05-20

How to Cite

DA SILVA, G. T. G.; CARDOSO, G. S.; PEREIRA, J. de O.; GIANNINI, M. C.; MACIEL, R. R.; ANDRADE, V. F. Diagnóstico de Doença de Behçet após trauma ocular: relato de caso / Diagnosis of Behçet’s Disease after eye trauma: case report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 10008–10014, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n3-168. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48335. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers