Conhecimentos, atitudes e práticas sobre aleitamento materno exclusivo/ Unique breastfeeding knowledge, attitudes and practices

Joao Matheus Eleuterio Correa, Maria Laura Vieira Manna, Monique Naiumy Soares, Natalia de Fatima Gonçalves Amancio

Abstract


A prática do aleitamento materno exclusivo é de fundamental importância para os marcadores de saúde de determinada área, visto que a sua prática contribui de diversas maneiras para o bem-estar do recém-nascido, desde o seu desenvolvimento até a sua imunidade passiva adquirida por anticorpos passados pelo leite. O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que levam ao desmame precoce, para isso foi realizado um estudo transversal, descritivo com abordagem quali-quantitativa, sendo realizada busca ativa de mães que possuem filhos com até 2 anos de idade, pertencentes ao PSF 32 da Unidade Básica de Saúde Sebastião Amorim em Patos de Minas - Minas Gerais, sendo entrevistadas por meio de um questionário. De acordo com a pesquisa surpreendentemente a porcentagem de desmame precoce (35%) da área abordada ficou abaixo da média nacional (69%) sendo resultado de uma maior proximidade entre os funcionários da saúde pertencentes ao PSF 32 e das famílias entrevistadas, possuindo um elo forte para troca de informações e orientações.Quando abordados os fatores que levaram o desmame precoce nas entrevistadas o principal motivo foi o retorno ao trabalho, que devido à dificuldade de locomoção do lactente até o trabalho da mãe e a falta de intervalos obrigatórios previstos por lei que o empregador deveria conceder não acontece segundo as entrevistadas.A produção dessa pesquisa contribui em muito para elucidar o que leva ao desmame precoce nessas entrevistadas produzindo os motivos que posteriormente podem ser integrados as campanhas de conscientização da importância do aleitamento materno exclusivo.


Keywords


Aleitamento Materno; Desenvolvimento Infantil; Cuidado do Lactente.

References


ARAÚJO, Olívia Dias et al. Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 61(4) p. 488-92, jul-ago. 2008.

ARAÚJO, Verbena Santos. et al. Desmame Precoce: Aspetos da realidade de trabalhadoras informais. Artigo de investigação. Revista de Enfermagem Referência – III, n. 10, p. 35-43, jul. 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. p. 229. 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009, 112f. (Cadernos de Atenção Básica, n. 23)

BUENO, Karina De Castro Vaz Nogueira; A importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade para a promoção de saúde da mãe e do bebe. 2013, 28f. (TCC em Especialização em Atenção Básica em saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

CODO, Carla Regina Bianchi. et al. Composição Eletrolítica e mineral do leite de lactantes a termo pré e pós pasteurização e de leite cru de mães de recém nascidos pré termo. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 36, n. 2, epub, abr-jun. 2018.

FRAGOSO, Ana Patrícia Rodrigues, FORTE, Renata Costa. Fatores associados à prática do aleitamento materno entre nutrizes de um hospital público do Distrito Federal. J Health Sci Inst, Internet, p. 114-8, 2011.

MESQUITA, Ariele Londres. et al. Atribuições de enfermeiros na orientação de lactantes acerca do aleitamento materno. Rev. Cient. Sena Aires, Internet, p.158-70, 2016.

PRADO, Carolina Viviani Clapis, FABBRO, Marcia Regina Cangiani, FERREIRA, Graziani Izidoro. Desmame Precoce na Perspectiva de Puérperas: Uma abordagem dialógica. Artigo é proveniente da dissertação - Aleitamento materno e desmame precoce: aspectos transformadores e exclusores, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2012. Texto Contexto Enfermagem, Internet, p. 1-9, 2016.

ROSSI, Eliana, FERNANDES, Rosa Aurea Quintella. Dificuldades no aleitamento materno e influência no desmame precoce. Revista Brasileira Enfermagem, Internet, vol.67, n.1, p.22-27, jan-fev 2014.

SILVA, Rhuama Karenina Costa. et al. O ganho de peso em prematuros relacionado ao tipo de leite. Revista eletrônica de enfermagem, Internet, p. 535-41, jul-set 2014.

SOUZA, Marilei de Melo Tavares; RODRIGUES, Lilia Marques Simões. Desafios da Mulher Trabalhadora diante Amamentação. Revista Pró-univerSUS, Vassouras, v. 1, n. 1, p. 33-42, jul-dez 2010.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-031

Refbacks

  • There are currently no refbacks.