Cuidados paliativos na melhora da qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca refratária / Palliative care in improving the quality of life of people with refractory heart failure

Authors

  • Izabella Araujo de Oliveira
  • Maria Otávia Nunes Lucio
  • Heloisa Silveira Moreira
  • Marcielli Cristini da Silva São Leão
  • Juliana Ribeiro Gouveia Reis

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n1-114

Keywords:

Cuidados paliativos, Qualidade de vida, Insuficiência cardíaca

Abstract

Objetivos: Aprimorar o conhecimento sobre o manejo e no prognóstico dos pacientes com insuficiência cardíaca (IC), destacando cuidados paliativos relacionando melhora da qualidade de vida.  Métodos: Revisão bibliográfica acerca da IC quanto a intervenção e manejo precoce para não evolução à gravidade. Foram utilizados 9 artigos que abrangem o a insuficiência cardíaca avançada e refratária frente, visto que enfatiza o perfil dos portadores, o acometimento, a epidemiologia e os resultados quanto a progressão do emprego da especialidade e a melhora da qualidade de vida. Resultados: É perceptível dados foram encontrados quanto a de idade e gênero, sendo a em torno de 68 a 97 anos e o sexo masculino, em que esses tendem a receber o diagnóstico tardio. Somado a exacerbação dos sintomas, junto com as comorbidades portadoras e a evolução para complicações, as porcentagens para indicações ao cuidado paliativo são altas, em virtude de que, a intervenção promovida, têm-se o alívio dos sinais e sintomas, da angústia e do sofrimento, além da melhora na qualidade de vida Conclusão: O suporte precoce no processo de enfrentamento da doença, é imprescindível  para a tomada de medidas  quanto o curso e a progressão da doença, afim de melhorar o prognóstico e a avaliação se há a necessidade do implemento da atuação do cuidado paliativo nos portadores da doença.

References

CARVALHO, R. T., PARSONS, H. A. Manual de Cuidados Paliativos ANCP Ampliado e atualizado. Academia Nacional de Cuidados Paliativos, p. 1–592, 2012.

COELHO, Thays Carvalho Caldeira et al. CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ESTUDO DE REVISÃO DA LITERATURA. In: Anais do Congresso de Geriatria e Gerontologia do UNIFACIG. 2020.

DE MORAES, Julia Esteves et al. CUIDADOS PALIATIVOS NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA AVANÇADA: RELATO DE CASO. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 5, 2019.

GASTELURRUTIA, Paloma et al. Necesidad de cuidados paliativos en insuficiencia cardiaca: estudio multicéntrico utilizando el cuestionario NECPAL. Rev. esp. cardiol.(Ed. impr.), p. 870-873, 2019.

JÚNIOR, Armando Hiroyuki Mori et al. Habilidades do cardiologista nos cuidados paliativos e a importância do reconhecimento precoce. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 4, p. e7233-e7233, 2021.

KUROGI, Erika Midori et al. Relação entre capacidade funcional, desempenho e sintomas em pacientes internados com insuficiência cardíaca. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.

ORZECHOWSKI, Roman et al. Necessidade de cuidados paliativos em pacientes com insuficiência cardíaca avançada internados em um hospital terciário. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, 2019.

SANDOVAL, Leidy Paola Pérez; GARCÍA, Jenny Rocío Moreno; GALINDO, Adriana Paola Barboza. Clúster de síntomas en insuficiencia cardiaca avanzada: una revisión sistemática. Revista Cuidarte, v. 12, n. 2, 2021.

TROTTE, Liana Corrêa et al. CUIDADOS PALIATIVOS EM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista de Enfermagem UFPE, [s. l.], v. 8, ed. 2, p. 442-449, 2014

Published

2022-01-20

How to Cite

DE OLIVEIRA, I. A.; LUCIO, M. O. N.; MOREIRA, H. S.; LEÃO, M. C. da S. S.; REIS, J. R. G. Cuidados paliativos na melhora da qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca refratária / Palliative care in improving the quality of life of people with refractory heart failure. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1309–1321, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n1-114. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42993. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers