Avaliação de diferentes técnicas para a perda de peso e redução do percentual de gordura corporal: uma revisão integrativa/ Evaluation of different techniques for weight loss and reduction of body fat percentage: a systematic review

Ygor Teixeira, Priscylla Tavares Almeida, Richelle Moreira Marques, Juliana Alexandra Parente Sa Barreto, Fernanda Greicy Santos de Oliveira, Camila Lima Silva, Luciana Nunes de Sousa, Samara Mendes de Sousa

Abstract


Com o aumento dos índices de obesidade do brasil nos últimos anos, e o quadro atual de alta valorização do estereótipo e sua consequente capitalização o tema do emagrecimento toma importância no senário acadêmico. O educador físico é o profissional responsável por orientar e planejar o treinamento do indivíduo de acordo com suas necessidades e metas. O objetivo desta revisão sistemática é analisar os resultados encontrados nas pesquisas voltadas ao emagrecimento e com isto direcionar o trabalho futuro dos profissionais responsáveis pela prescrição e acompanhamento do treinamento de indivíduos que tenham como meta a redução do percentual de gordura. Foram utilizadas as bases de dados PubMd, Google Acadêmico e Scielo para seleção de trabalhos. Realizou-se leitura seletiva de pesquisas que abordassem a mesma temática para que pudesse colaborar de forma significativa com nosso estudo. Os trabalhos analisados demonstraram que os métodos de treinamento de alta intensidade obtiveram resultados mais expressivos na redução do percentual de gordura, e que praticar atividade física por menos tempo mas em alta intensidade é mais proveitoso que praticar uma sessão de treino com duração mais longa em baixa intensidade.  Além disso, deve-se lembrar que programas de treinamento de alta intensidade trarão para o indivíduo que o executa diversos outros benefícios como o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, força e principalmente a manutenção ou o ganho de massa magra, dependendo da atividade aplicada. Os estudos comprovam que a dieta isolada do treinamento possibilita a redução da massa corporal total, porém de forma mais lenta e dissociada de benefícios como o ganho de massa magra. Foi observado que a intensidade do treinamento é fator preponderante para garantir os resultados de quem almeja a redução do percentual de gordura corporal e que aliar a atividade física à dieta é imprescindível para garantir os resultados.


Keywords


Treinamento funcional. Perimetria. Massa Corporal.

References


CUENCA, R. N.; BORGES, K. F.; SILVA, M. S. V.; ROMANHOLO, R. A. Exercício resistido com pesos na redução de gordura corporal em praticantes de musculação do município de Coacoal/RO. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, Vol 2, Nº 10, Jul/Ago, 2008.

FERNANDEZ, A. C.; MELLO, M. T.; TUFIK, S.; CASTRO, P. M.; FISBERG, M. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos. Em Pauta: Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol 10, Nº 3, maio/jun, 2014.

FIGUEREDO, M. R. C.; NAVARRO, C. A. Redução da porcentagem de gordura em mulheres praticantes de exercício aeróbio moderado com um amento da ingestão de carboidrato na dieta. São Paulo, julho/agosto. 2011. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Disponível em:

. Acesso em: 16 fev. 2018, 08:09:20.

GEREMIA, Aline, Bacco; BRODT, Guilherme, Auler. Efeitos de diferentes Volumes de treinamento intervalado de alta intensidade em ciclo ergômetro na redução de gordura corporal. Universidade de Caxias do sul. 2014. DO CORPO: ciências e artes. Disponível em:

. Acesso em: 12 abr. 2018.

GUIMARÃES, V. F.; COELHO, C. W.; MARESANA, R. F. Comparativo do treinamento aeróbico antes e depois do treinamento resistido para a redução do percentual de gordura em mulheres jovens iniciantes na musculação. Em Pauta: Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, n. 69, p. 716-724, 2017.

GUTIN, B.; BARBEAU, P.; OWENS, S.; LEMMON, C. R.; BAUMAN, M.; ALLISON, J.; KANG, H.; LITAKER, M. Effects of exercise intensity on cardiovascular fitness, total body composition, and visceral adiposity of obese adolescents. The American journal of clinical nutrition, v. 75, n. 5, p. 818-826, 2002. Disponível em:

< https://academic.oup.com/ajcn/article/75/5/818/4689394>. Acesso em: 12 abr. dc2018, 10:40:52

IRVING; B. A.; DAVIS, C. K.; BROCK, D. W.; WELTMAN, J. Y.; SWIFT, D.; BARRETT, E. J.; GAESSER, G. A.; WELTMAN, A. Effect of exercise training intensity on abdominal visceral fat and body composition. .Net. Nov. 2009. Medicine and science in sports and exercise. Disponível em:

< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2730190/>. Acesso em: 12 abr. 2018, 08:15:42

LIRA; F. S.; OLIVEIRA, R. S. F.; JULIO, U. F.; FRANCHINI, E. Consumo de oxigênio pós-exercícios de força e aeróbio: efeito da ordem de execução. São Paulo, Nov/Dez. 2007. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Disponível em:

. Acesso em: 12 abr. 2018, 07:49:20

MORENO, C. M. C.; LIBERALI, R.; NAVARRO, F. Obesidade e exercício físico: Os benefícios do exercício intermitente de alta intensidade no processo de emagrecimento. São Paulo, jul/ago. 2009. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Disponível em:

. Acesso em: 12 abr. 2018, 07:48:35

NATALÍCIO, P. A. S.; PEREIRA, T. A.; GONÇALVES, R.; IDELFONSO, R. O.; DRUMMOND, M. D. M. Efeito de 12 semanas de treinamento aeróbio em jejum sobre o emagrecimento. Em pauta: Revista o mundo da saúde, São Paulo, p.401-409, 2015.

NEVES, Denis, Roberto et al. Efeitos do treinamento de força sobre o índice do percentual de gordura corporal em adultos. .NET. São Paulo, julio/agosto. 2015. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Disponível em:

< http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/371/352> . Acesso em: 16 fev. 2018.

ORMSBEE; M. J.; THYFAULT, J. P.; JOHNSON, E. A.; KRAUS, R. M.; CHOI, M. D.; HICKNER, R. C. Fat metabolism and acute resistance exercise in trained men. Journal of Applied Physiology, maio, 2018. Vol 102. Disponível em:

. Acesso em: 20 fev. 2018, 09:33:30




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhr2n5-082

Refbacks

  • There are currently no refbacks.