Habitando territórios: construções e desconstruções na educação em saúde sobre a sexualidade junto a adolescentes / Inhabiting territories: constructions and deconstructions in health education on sexuality among adolescents

André Ribeiro de Castro Júnior, Marcos Augusto de Paula Santos, Fernanda Clara da Silva Ribeiro, Isadora Catunda dos Santos, José Rogério Felício, Maria Rocineide Ferreira da Silva

Abstract


Objetivo: Relatar experiência profissional na participação de projeto de extensão no diálogo com adolescentes sobre sexualidade e gênero. Metodologia: Trata-se de relato de experiência que descreve a realização de oficinas de diálogo com jovens no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, situado no bairro Mudubim, na cidade de Fortaleza-Ceará, no período de março a novembro de 2018. Resultados: Tomando por base a experiência na extensão pode se dizer que tornou-se possível avançar nos espaços de discussão para com as juventudes sobre temáticas como a sexualidade. Por meio da Educação em Saúde o enfermeiro torna-se protagonista no cuidado onde o jovem se faz sujeito ativo no cuidar, gerando assim crescimento mutuo nos saberes.  Conclusão: A aproximação para com a população nos territórios, dentre ela os jovens, abre espaços para melhores práticas de promoção da saúde.

 

 


Keywords


Enfermagem. Adolescente. Educação em Saúde.

References


AMARAL, Alice Mayra Santiago et al. Adolescência, gênero e sexualidade: uma revisão integrativa. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 62-67, 2017.

CARNEIRO, Rithianne Frota et al. Educação sexual na adolescência: uma abordagem no contexto escolar. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 14, n. 1, 2015.

CARVALHO, Cecilia Maria Resende Gonçalves de et al. Contribuições de uma extensão universitária participativa: uma proposta de educação para a cidadania. Extramuros-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 4, n. 2, 2016.

DA COSTA, Thais dos Santos et al. Escola, sexualidade, práticas sexuais e vulnerabilidades para as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 4, n. 1, 2017.

DE LIMA CAVALCANTE, Bruna Luana; DE LIMA, Uirassú Tupinambá Silva. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. JournalofNursingand Health, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 1683-1694, 2016.

MERHY, Emerson Elias et al. Trabalho em saúde. Material produzido para a EPJV/FIOCRUZ, 2005.

SANTOS, Marks Passos et al. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: educação por pares. Revista Baiana de Enfermagem?, v. 31, n. 3, 2017.

SOBRAL V, et al. Acolhimento como instrumento terapêutico. In: Santos I, editor. Enfermagem assistencial no ambiente hospitalar: realidade, questões e soluções. São Paulo: Atheneu; 2004. p. 65-70.

VIERO, Vanise dos Santos Ferreira et al. Educação em saúde com adolescentes: análise da aquisição de conhecimentos sobre temas de saúde. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 484-490, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n5-070

Refbacks

  • There are currently no refbacks.