Satisfação sexual das pacientes após ninfoplastia de pequenos lábios / Patients' sexual satisfaction after nymphoplasty of the labia minora

Andreza Borges de Souza, Rafael Yoshizaki Silva, Nathalia Sbardellini Sidou Ponte, Grazielle de Oliveira Marques, Mariah Vicari Bolognani, Ricardo Sousa Amancio da Costa, Eduardo Nunes Tenório, Felipe Romério Marques Durães Barbosa, Danusia Natiele Konraht, Júlia Sena Barbosa de Faria, Cássio César Arrais Leão

Abstract


Introdução: A ninfoplastia é uma cirurgia que envolve a redução dos lábios genitais e correção de assimetrias. A hipertrofia de pequenos lábios corrobora com o desconforto na função sexual. Logo, esse procedimento visa melhorar a qualidade de vida em relação a parte álgica, psíquica e sexual. 

Metodologia: Trata-se de uma revisão literária, com utilização das bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Portal Capes, descritores “labioplastia” OR “ninfoplastia” AND “satisfação sexual”, entre os anos 2011-2020, que configuram revisão sistemática e ensaio clínico controlado, nos idiomas inglês, espanhol e português. Foram selecionados 7 artigos com base em relevância clínica e terapêutica.

Discussão: A hipertrofia dos pequenos lábios está associada ao desconforto funcional e estético, o que interfere diretamente na vida sexual em relação à satisfação, higiene, dores relacionadas ao uso de roupas justas. Isso afeta a autopercepção feminina e compromete o prazer íntimo da mulher. O padrão estético anatômico para a genitália feminina advém da ideia de que os lábios menores devem ser recobertos pelos lábios maiores, principalmente sobre influência midiática e da indústria pornográfica que preconiza uma genitália pré-puberal. Sendo assim, aquelas que se distanciam desse estereótipo buscam melhorar sua autoimagem e decidem se adequar ao que é socialmente idealizado. Entretanto, uma parcela substancial das mulheres procura a cirurgia com intenção de amenizar sofrimentos álgicos diários, visto que os neurônios somatossensoriais presentes nos lábios menores, em contato prolongado com roupas justas podem desencadear dor. Sendo assim, com a correção cirúrgica da hipertrofia, os lábios menores ficarão protegidos pela vulva, reduzindo a estimulação dolorosa pelo toque por longos períodos com tecidos. Com isso, após a ninfoplastia as pacientes apresentam melhora da função sexual, que deve ser multidimensional e centrada em si, uma vez que a autoconfiança juntamente com a diminuição da dor está diretamente relacionada ao aumento da satisfação sexual.

Conclusão: A hipertrofia de pequenos lábios pode interferir no conforto psicológico e no bem estar pessoal e sexual, o que causa conflitos no relacionamento íntimo. Logo, a ninfoplastia de pequenos lábios possibilita eliminar o desconforto social, funcional e estético, sendo evidente a relevância deste procedimento cirúrgico.


Keywords


Ninfoplastia, Satisfação Sexual.

References


CAMPOS, JOSÉ HUMBERTO. Tratamentos estéticos da região genital feminina: uma revisão sistemática.

VIEIRA-BAPTISTA, Pedro; LIMA-SILVA, Joana; BEIRES, Jorge. «Cirurgia íntima»: o que se faz e com que bases científicas?. Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa, v. 9, n. 5, p. 393-399, 2015.

DAHER, MARCELO et al. Ninfoplastia em estrela: técnica para redução dos pequenos lábios vulvares. Rev Bras Cir Plást, v. 30, n. 1, p. 44-50, 2015.

CUNHA, F. I. et al. Ninfoplastia: classificação e refinamentos técnicos. Rev Bras Cir Plást, v. 26, n. 3, p. 507-11, 2011.

DA SILVA LARA, Lucia Alves. Aspectos da cirurgia plástica genital (cirurgia íntima). Saúde Sexual Saúde Sexual, 2019.

PARDO, Jack et al. Labioplastía genital, experiencia y resultados en 500 casos consecutivos. Revista chilena de obstetricia y ginecología, v. 80, n. 5, p. 394-400, 2015.

CUNHA, Tatiana. Qualidade de vida de pacientes submetidas a ninfoplastia. Torax e tronco, [S. l.], p. 1, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-334

Refbacks

  • There are currently no refbacks.