Síndrome compartimental após extravasamento de contraste: relato de caso / Compartimental syndrome after contrast extravasation: case report

Vanessa Mahamed Rassi, Júlia Caetano Borges, Lídia Laura Salvador Ramos, Nathália Filgueira Caixeta, Hortência Freire Barcelos, Lara Júlia Pereira Garcia, Pedro Paulo Vidica Peixoto, Pedro Augusto Gontijo Ramos, Camila Lima Guimarães, Eliza Maria Queiroz Oliveira, Fabiola Oliveira Lobo Peres de Freiras, Flavia de Souza Araujo, Frank Mendes Morais Junior

Abstract


INTRODUÇÃO: A síndrome compartimental é uma possível complicação dos estudos de imagem que utilizam contraste iodado, e sua incidência tem aumentado devido à injeção de contraste automática. A ocorrência de extravasamento é alta, contudo, a maioria causa apenas edema e eritema, todavia, se em grande quantidade, pode causar a síndrome compartimental. OBJETIVO: o objetivo deste relato de caso é apresentar uma rara complicação, porém possível da administração inadvertida do fluido. APRESENTAÇÃO DO CASO: Trata-se de um relato de caso de uma paciente, 22 anos, que realizou uma TC em que foi extravasado contraste iodado em sua mão direita evoluindo com síndrome compartimental, sendo necessário fasciotomias. CONCLUSÃO: A partir deste caso, podemos concluir a importância da prevenção do extravasamento, evitando assim, as possíveis complicações.

 

 


Keywords


extravasamento, contraste, síndrome compartimental.

References


JUCHEM, Beatriz Cavalcanti; DALL'AGNOL, Clarice Maria. Reações adversas imediatas ao contraste iodado intravenoso em tomografia computadorizada. Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 1 (jan./fev. 2007), p. 78-83, 2007.

DE SOUZA SILVA, Hernandes Cerqueira; BITENCOURT, Almir Galvão Vieira; CHOJNIAK, Rubens. Avaliação do extravasamento do meio de contraste iodado em pacientes oncológicos submetidos a tomografia computadorizada. Radiologia Brasileira, v. 51, n. 4, p. 236-241, 2018.

Belzunegui T, Louis CJ, Torrededia L, Oteiza J. Extravasation of radiographic contrast material and compartment syndrome in the hand: a case report. Scandinavian journal of trauma, resuscitation and emergency medicine 2011, 19(1), 1-4.

Selek H, Özer H, Aygencel G, Turanl? S. Compartment syndrome in the hand due to extravasation of contrast material. Archives of orthopaedic and trauma surgery 2007, 127(6), 425-427.

Mendiola DE, López PA, Martínez IMP. Síndrome compartimental en la mano como consecuencia de la extravasación de contraste radiológico: un caso clínico. REDUCA 2014, 5(3).




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-293

Refbacks

  • There are currently no refbacks.