Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning

Priscila Angelina S. da C. Santos, Cristiane Rose de Lima Pedrosa, Silene Cabral da Silva

Abstract


Família e escola contribuem de diferentes formas com o processo de aprendizagem do estudante. Nessa perspectiva, buscamos nesse relato de experiência refletir acerca das contribuições da família e da classe hospitalar no processo de aprendizagem dos estudantes/pacientes, revelando como cada um tem um papel significativo no processo, tendo em vista as particularidades contextuais inerentes a uma sala de aula dentro do hospital. No intuito de estreitar a relação com cada família, passamos a realizar o plantão pedagógico, além de conversas individualizadas, que viabilizam uma parceria capaz de contribuir com a aprendizagem e amenizar o desconforto causado pela rotina que se inaugura no hospital. Para a classe hospitalar a manutenção desse diálogo contínuo tem sido bastante significativa. As mudanças são expressas no modo como cada família se relaciona com esse novo ambiente escolar e com as professoras.


Keywords


Classe Hospitalar, Escola, Aprendizagens, Família.

References


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da Educação Nacional, Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC ; SEESP, 2002.

SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Escola e família: investimentos e esforços na alfabetização de criança. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-233

Refbacks

  • There are currently no refbacks.