A atuação do profissional de odontologia na puericultura multiprofissional / The performance of dental professionals in multiprofessional child care

Josimar Santorio da Silveira

Abstract


RESUMO

O objetivo deste estudo em puericultura multiprofissional é a orientação e aprimoramento dos conhecimentos, percepções, comportamentos e representações relacionados à saúde bucal de crianças, visando a importância do cuidado com o cuidado com a higiene bucal e quais os malefícios que a sua inobservância pode acarretar. A odontologia pediátrica começa a ganhar espaço, mas seu desenvolvimento vai depender de sua habilidade em demonstrar que pode atender os problemas desse grupo populacional e ajudar a encontrar as soluções, para problemas inerentes a saúde bucal. Por muito tempo, os programas de saúde bucal voltados à atenção da criança, voltavam-se apenas para o meio curativo, com isso houve uma pequena alienação ao cuidado bucal, e a prevenção e promoção fora negligenciados. O processo de crescimento e de desenvolvimento da população também obriga os profissionais e serviços de saúde a estarem preparados para o trabalho com as crianças e a diferenciarem adequadamente os fatores próprios do processo de desenvolvimento fisiológico normal daqueles que provêm do meio ambiente. O cuidado Básico para evitar todas as doenças inerentes a boca é a escovação dos dentes, com uma escova pequena e macia, com cabo reto, os dentes devem ser escovados, no mínimo três vezes ao dia, logo após café da manhã, depois do almoço, e antes de dormir, sem esquecer de passar a linha dental em todos os lados dos dentes. Para bebês, e pessoas acometidas pelo edentulismo, faz-se necessário a limpeza com uma gaze umedecida. O profissional de enfermagem também necessita ficar atento às mudanças físicas que envolvem o corpo da criança, sendo que sua presença como organizador/facilitador de ações educativas contribui para minimizar os problemas físicos e emocionais mais frequentes nessas crianças.

 

 


Keywords


Odontologia. Puericultura. Multiprofissionalidade.

References


BENIGNA, M. J. C. et al. Assistência Materno-Infantil: influência do Programa Saúde da Família na Atenção Básica. Campina Grande- UEPB. Centro de Pós-Graduação, 2020.

BLANK, D. A. Puericultura Hoje: Um enfoque apoiado em evidências. Jornal de Pediatria. Online. Porto Alegre, Vol. 79, Supl.1, p. 13-22, mai./jun., 2021. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2021.

BORBA, P. C.; OLIVEIRA, R. S.; SAMPAIO, Y. P. C. C. O PSF na prática: organizando o Serviço. Juazeiro do Norte, Ceará, FMJ, 2020.

BOURGET, M. M. Programa Saúde da Família: manual para o Curso Introdutório. São Paulo: Martinari, 2021.

DEL CIAMPO, L. A. et al. O Programa de Saúde da Família e a Puericultura. Ciências e Saúde Coletiva. São Paulo, vol.11, n° 3, p.739-743, 2018. Disponível em: http://www.bvs.gov.br. Acesso em: 08 ago. 2021.

ERDMANN, A. L.; SOUSA, F. G. M. Cuidando da criança na Atenção Básica de Saúde: atitudes dos profissionais da saúde. O Mundo da Saúde. São Paulo, vol.

, n° 2, p. 150-160, 2019. Disponível em: http://www.bvs.gov.br. Acesso em: 07 ago. 2021.

LEITE, G. B.; BERCINI, L. O. Caracterização das crianças atendidas na puericultura do PSF do Município de Campo Mourão. Rev. Maringá, vol. 4, n°3, p. 224-230, set/dez, 2020. Disponível em: http://www.bvs.gov.br. Acesso em: 10 ago. 2021.

MARCONDES, E. et al. Pediatria Básica. Tomo I Pediatria Geral e Neonatal. 9 ed. São Paulo: Sarvier, 2020.

OLIVEIRA, V. C.; CADETE, M. M. N. Anotações do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Acta Paulista de Enfermagem. vol. 22, nº 3, São Paulo, maio/junho, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br. 02 ago. 2021.

PEREIRA, A. L. et al. Programas de atenção à Saúde. in: FIGUEIREDO, N. M. A. (Org). Ensinando a Cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2020.

QUEIROZ, M. V.; JORGE, M. S. Estratégia de educação em saúde e a qualidade do cuidar e ensinar em pediatria a interação, o vínculo e a confiança no discurso dos profissionais. Interface. Online. São Paulo, vol.10, n. 19, p. 117-130, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 10 ago. 2021.

RIBEIRO, C. A. et al. Consulta de enfermagem pediátrica como parte da assistência à saúde/ instruindo um projeto interativo: sua experiência da implementação no processo. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v.15, n.2, p.75-88, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 10 ago. 2021.

SAPAROLLI, E. C. I.; ADAMI, N. P. Avaliação da qualidade da consulta de enfermagem à criança no Programa Saúde da Família. Acta Paulista de Enfermagem, 2018.

VIEIRA, E. T. et al. O Programa Saúde da Família sob o Enfoque dos Profissionais de Saúde. RBPS, 17(13): 119-126, vol. 17, nº 3, Fortaleza, 2021.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-218

Refbacks

  • There are currently no refbacks.