Inserção acadêmica do UNIPAM em um serviço especializado de Endocrinologia no interior de Minas Gerais / UNIPAM’s academic insertion in a specialized Endocrinology servisse in the interior of Minas Gerais

Igor Henrique Rodrigues Zeferino, Karine Siqueira Cabral Rocha, Pedro Henrique Pimenta de Almeida, Carlos Daniel Silva, Lucas Vinícius Tavares Vasconcelos, Iago Rafael de Brito Guimarães, Beatriz Baldi Fróes

Abstract


O DM é um distúrbio metabólico crônico caracterizado por hiperglicemia sustentada decorrente de baixa produção ou problemas na ação da insulina. Como doença crônica, necessita de abordagem multidisciplinar para o seu controle e prevenção de complicações. As redes de atenção à saúde são uma importante estratégia para o cuidado integral dos portadores. O objetivo desse estudo foi avaliar o controle metabólico dos pacientes portadores de DM2 num serviço de atenção secundária em um município do interior de Minas Gerais. Esse é um estudo observacional, descritivo e transversal realizado pela análise de prontuários dos pacientes com DM2 com análise comparativa entre o início e fim dos parâmetros glicemia de jejum e hemoglobinaglicada, além de pressão arterial, níveis de colesterol e índice de massa corporal (IMC) de pacientes atendidos por docente acompanhado de acadêmicos. Após análise de 57 prontuários, observou-se melhora no controle glicêmico dos pacientes, sendo que 31 (61%) conseguiram reduzir seus valores absolutos de glicemia de jejum e hemoglobinaglicada. A melhora no controle metabólico dos pacientes com DM2 acompanhados, além de melhora nos parâmetros pressão arterial, colesterol total, LDL e IMC mostram a importância do acompanhamento multidisciplinar em serviço de atenção secundária na Rede de Atenção à Saúde.

 

 


Keywords


Atenção Secundária, Diabetes Mellitus, Saúde Pública.

References


SANTOS, M.P.R, et al. Qualidade da atenção aos pacientes com Diabetes Mellitus no Programa Mais Médicos, em um município da região metropolitana do Recife (PE), Brasil. Saúde Debate. Rio de Janeiro, V. 44, N. 125, P. 384-399, ABR-JUN 2020

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020). São Paulo: AC Farmacêutica, 2019.

BORGES DB, LACERDA JT. Ações voltadas ao controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: proposta de modelo avaliativo. Saúde Debate. Rio de Janeiro, V. 42, N. 116, P. 162-178, JAN-MAR 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS Doutrinas e Princípios. Brasília, DF, 1990.

MORAES, H.A.B., et al. Fatores associados ao controle glicêmico em indivíduos com diabetes. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 29(3):e2018500, 2020

DUTRA, L. M. A. Desfechos Clínicos em Paciente Diabéticos tipo II com úlcera e/ou complicações periféricas: uma abordagem multidisciplinar. 2019. VIII, 90 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

UK Prospective Diabetes Study (UKPDS) Group. The UK Prospective Diabetes Study (UKDPS): clinical and therapeutic implications for type 2 diabetes. Br J Clin Pharmacol. 1999 Nov; 48(5): 643–648.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Ministério da Saúde, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-191

Refbacks

  • There are currently no refbacks.