Obesidade na criança e no adolescente e suas implicações fisiológicas / Obesity in children and adolescents and its physiological implications

Virgínia Braz da Silva Vaz, Danielle Elias Mendes, Gustavo Sousa Oliveira, Tatiana Rocha Melo, Marília Tavares Rodrigues, Thaynná Cordeiro Queiroz, Amanda Vieira Pires Rezende, Juliana Andrea Rosa de Araújo, José Marcus Vinícius de Athayde

Abstract


A obesidade na criança e no adolescente vem se tornando alvo de grande preocupação de órgãos nacionais e internacionais de saúde, pois já é constatado pela literatura científica que a composição corporal influi no metabolismo do indivíduo, tendo em vista que diante do excesso de tecido adiposo a suscetibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis aumenta. Isso ocorre por alguns motivos, sendo o principal o papel endócrino que o tecido adiposo exerce.Com o objetivo de analisar as implicações da obesidade na criança e no adolescente, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura, o artigo em questão constata que, de acordo com estudos nacionais, crianças e adolescentes já possuem aumento de fatores inflamatórios, níveis de leptina, resistina, pressão arterial atestando que o desenvolvimento de comorbidades nessas faixas etárias já é previsível.Portanto, com a convicção de que a obesidade pode alterar a vida do indivíduo em seus diversos aspectos é importante repensar em como promover hábitos de vida mais saudáveis e mais consciência do quanto à alimentação pode influenciar no acometimento de doenças em um indivíduo e na sua sobrevida.  


Keywords


Obesidade na criança, Obesidade no adolescente, Fisiopatologia da obesidade, Doenças crônicas não transmissíveis.

References


Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. - São Paulo, SP

Brasil. Ministério da Saúde. 1, 2, 3 e já! Vamos prevenir a obesidade infantil – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

Organização Mundial da Saúde. World Obesity Federation. Atlas of Childhood Obesity. Outubro/2019.

Zaidan, Milcia Almeida. COMPARAÇÃO DE MARCADORES INFLAMATÓRIOS, CARACTERÍSTICAS METABÓLICAS, DE ADIPOSIDADE E DE RESISTÊNCIA À INSULINA ENTRE CRIANÇAS OBESAS E EUTRÓFICAS INTEGRANTES DA COORTE BRASIL SUL. Orientador: Profa. Anna Paula Piovezan. 34 f. Dissertação (Mestrado em ciências da saúde) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça - SC, 2018. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3058. Acesso em: 22 ago. 2021.

MANTOVANI, Rafael Machado et al. Early changes in adipokines from overweight to obesity in children and adolescents. Jornal de pediatria, v. 92, p. 624-630, 2016.

PAIVA, Ana Carolina Teixeira et al. ChildhoodObesity: ananthropometric, biochemical, alimentaryandlifestyleanalysis. Revista Cuidarte , p. 2387-2399, 10 ago. 2018.

VILAR, Lúcio et al. Endocrinologia Clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. cap. Dislipidemia e Obesidade, p. 71-79.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-128

Refbacks

  • There are currently no refbacks.