A importância da doação do leite materno: percepção das doadoras do Município de Vitória da Conquista / The importance of breastfeeding donation: donator’s perception from Vitória da Conquista

Authors

  • Ana Raquel Silva Santos
  • Aline Andrade Costa Bispo
  • Ana Luiza Andrade Alves
  • Vinícius Esteves Oliveira
  • Adriana de Viveiros Braga
  • Igor Gabriel Guimarães de Souza Bastos
  • Rafaela Fontes Costa
  • Tiago Carneiro Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-089

Keywords:

Banco de Leite, Leite Humano, Aleitamento Materno, Doadora.

Abstract

INTRODUÇÃO: O leite materno é um importante aliado para a prevenção de mortes infantis, pois contribui para uma melhor qualidade de vida para a mãe e para a criança, promove a redução dos riscos de doenças crônicas que podem se desenvolver ao longo da vida e é de baixo custo, se comparado ao uso de fórmulas. A partir disso, ações afim de contribuir para a redução da morbimortalidade infantil foram desenvolvidas. Com o objetivo de promover e tornar mais acessível o aleitamento destaca-se a implementação e o funcionamento dos Bancos de Leite Humano (BLH). OBJETIVO: O presente artigo objetiva compreender, a partir da percepção das doadoras do Banco de Leite Humano do município de Vitória da Conquista-BA por meio dos seus aspectos fisiológicos e psicológicos, a importância da doação do leite materno para o recém-nascido e para as doadoras. METODOLOGIA: A pesquisa foi baseada na estratégia qualitativa de estudo e é de caráter descritivo. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Ao analisar os questionários, notou-se que a maioria das doadoras observam a experiência de doar de forma positiva, colaborando assim para o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos que necessitam do leite ofertado pelo banco de leite.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que os resultados obtidos com a presente pesquisa auxiliem na implementação de ações para a promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano evidenciando os benefícios fisiológicos para as crianças e o sentimento expresso pelas mulheres ao contribuírem com recém-nascidos que necessitam da doação.

References

ALENCAR, L. C. E.; SEIDL, E. M. F. Doação de leite humano: experiências de mulheres doadoras. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 70-7, fev. 2009.

ARANTES, C.I.S. Amamentação - visão das mulheres que amamentam. Jornal de Pediatria. Vol. 71, Nº4, 1995.

BORGO, L.A. et al. Avaliação do funcionamento e identificação de pontos críticos de controle em bancos de leite humano do Distrito Federal. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Aleitamento materno. Brasília: Ministério da Saúde; 2017.

CAMINHA, A.P. et al. Aspectos históricos, científicos, socioeconômicos e institucionais do aleitamento materno. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, PE, v.10, n.1, p 25-37, jan./mar., 2010.

CARLOMAGNO, C.M.; ROCHA, C.L. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 7, n. 1, 2016.

FONSECA, R.C.V. Metodologia do Trabalho Científico. 1.ed. Curitiba. 2012.

GALVÃO, G.T.M. et al. Mulheres doadoras de leite humano. Acta paul. Enferm. 2006, vol.19, n.2, p. 157-161.

GOMES, C.T.F.; MALVÃO, M.M. Ventilação invasiva em UTI neonatal. São Paulo: Universidade de Pindamonhangaba; 2015. 34p.

LIMA, F.V. A Importância do Aleitamento Materno: Uma Revisão de Literatura. 2017.

MAIA, P.R.S. et al. Sistema de gestão do conhecimento para a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.10, p.121- 132, nov./dez. 2005.

MENESES, T.M.X. et al. Prevalência e fatores associados à doacão de leite para postos de recebimento de leite humano de unidades básicas de saúde. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro. 2017; 93(4): 382-388.

PASSARIN, G.L.; SANTOS, J.S.D. Conhecimento do aleitamento materno em puérperas no hospital geral: Caxias do Sul. Pediatria, São Paulo. v.31, n.3, p. 152, jul./set., 2009.

ROCHA, A.T.S. et al. A importância dos bancos de leite humano na garantia do aleitamento materno. 2016.

SANTOS, J.S.D. et al. Perfil das doadoras de leite do banco de leite humano de um hospital universitário. Acta Scientiarum Health Science. Maringá, PR. v.31, n.1, p. 15-21, maio 2009.

SILVA, S.L. Alegações maternas para doação de leite humano. Recife. 2010.

SILVA, S.E. et al. Doação de leite materno ao banco de leite humano: conhecendo a doadora. Demetra; 10(4); 879-889. 2015.

SOUZA, M.B.; ALMEIDA, J.A.G. História da alimentação do lactente no Brasil: do leite fraco à biologia da excepcionalidade. Rio de Janeiro. Revinter, 2005.

THOMAS, A.C.P. et al. The human milk donation experience: motives, influencing factors, and regular donation. Journal of human lactation: official journal of international lactation consultant association, 24(1), 69–76.

Published

2021-09-20

How to Cite

SANTOS, A. R. S.; BISPO, A. A. C.; ALVES, A. L. A.; OLIVEIRA, V. E.; BRAGA, A. de V.; BASTOS, I. G. G. de S.; COSTA, R. F.; CARDOSO, T. C. A importância da doação do leite materno: percepção das doadoras do Município de Vitória da Conquista / The importance of breastfeeding donation: donator’s perception from Vitória da Conquista. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 19561–19571, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n5-089. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/36162. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers