Análise da relação da desnutrição com as crises epiléticas e a influência da dieta cetogênica como forma de tratamento para a epilepsia / Analysis of the relationship between malnutrition and epileptic seizures and the influence of the ketogenic diet as a form of treatment for epilepsy

Authors

  • Mayse Zayanne Alves Gomes Vicente Leite Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • José Lucas Sarmento Figueiredo
  • Larissa Maria Melo Moura
  • Mariana Campos de Almeida Alves
  • Lucia Sarmento de Oliveira de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n4-060

Keywords:

Epilepsia, Dieta Cetogênica, Desnutrição.

Abstract

INTRODUÇÃO: A desnutrição constitui um grave problema, pois provoca alterações na memória, no aprendizado e na maturação do cérebro, que são funções importantes do Sistema Nervoso Central (SNC). Em relação à epilepsia, esta ocorre por uma grande excitabilidade dos circuitos neuronais de maneira hipersicrônica e é uma das modificações neurológicas de maior incidência mundial. OBJETIVO: Analisar, de acordo com literatura científica, as relações da desnutrição com as crises convulsivas, além de verificar o papel da dieta cetogênica na epilepsia. MÉTODOS E MATERIAIS: Pesquisa elaborada do tipo revisão bibliográfica a partir da literatura médica e com base em artigos científicos publicados nos Bancos de Dados Scielo e RechearchGate. RESULTADOS: A desnutrição pode influenciar as crises epilépticas, visto que alguns pacientes desnutridos estão mais suscetíveis às convulsões, além de que a maturação do SNC e a função hipocampal também podem ser alteradas. Entretanto, segundo Vasconcelos et al, a dieta cetogênica (DC), rica em gordura e pobre em carboidrato, deve ser utilizada como uma maneira de controle do estresse oxidativo em crianças que não obtiveram resultados positivos com o tratamento medicamentoso. Ainda, conforme alguns estudos, o estilo cetogênico reduz indiretamente as espécies reativas de oxigênio no hipocampo, embora não exista um consenso sobre o seu real mecanismo. CONCLUSÃO:  Destarte, é imprescindível que haja a busca pela minimização da desnutrição e seus efeitos para favorecer um bom desenvolvimento do cérebro. Ademais, antes de se iniciar a DC devem ser feitos exames metabólicos para evitar possíveis danos como o agravamento do desajuste mitocondrial.

Published

2021-07-14

How to Cite

LEITE, M. Z. A. G. V.; FIGUEIREDO, J. L. S.; MOURA, L. M. M.; ALVES, M. C. de A.; DE FIGUEIREDO, L. S. de O. Análise da relação da desnutrição com as crises epiléticas e a influência da dieta cetogênica como forma de tratamento para a epilepsia / Analysis of the relationship between malnutrition and epileptic seizures and the influence of the ketogenic diet as a form of treatment for epilepsy. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 15126–15127, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n4-060. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32920. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers