A importância da contabilidade para o microempreendedor individual / The importance of accounting for the individual microentrepreneur

Anne Letícia de Souza, Auziane Soares Alencar, Zuila Paulino Cavalcante

Abstract


Este trabalho tem como tema a importância da contabilidade para os microempreendedores individuais (MEIs), pois a importância destes empreendedores é imensa e merece atenção especial. A relevância desse estudo está na necessidade da integração dos processos da contabilidade à vida do microempreendedor individual, de modo que este possa ter melhores resultados no mercado. A metodologia dessa pesquisa é exploratória, classificada como quantitativa, devido à busca de dados secundários e foram utilizadas pesquisas secundárias de artigos científicos, jornais, leis e livros. Tendo como objetivo geral a abordagem sobre o conceito e características do microempreendedor individual no Brasil e como objetivos específicos à apresentação de dado sobre a durabilidade das microempresas no Brasil e a relação do papel da contabilidade na gestão de micro empresas. Os resultados coletados dos estudos selecionados mostraram que as práticas de gestão econômica e financeira que são realizadas nas microempresas se elaboradas de forma adequada podem se tornar o diferencial. Embora enfrentem muitos problemas e limitações, as microempresas podem ser capazes de praticar as atividades financeiras em sua gestão, por exemplo, contabilidade básica, contabilidade, verificações e controles econômicos e decisões de investimento e financiamento, independentemente do negócio de pequena escala atividade. Por isso, conclui-se que é necessário que cada microempresa aprenda a executar práticas contábeis básicas para garantir que o progresso de seus negócios esteja ocorrendo sem problemas. Além de poder melhorar o desempenho empresarial da empresa, as práticas contábeis também representam o resultado das operações de uma empresa, bem como a demonstração da posição financeira.


Keywords


Microempreendedor individual, contabilidade, gestão e empresas.

References


BRASIL. (19 de dez de 2008). LEI COMPLEMENTAR Nº 128. Acesso em 25 de fev de 2021, disponível em http:/ Lcp 128 (planalto.gov.br).

BRASIL. (27 de out de 2016). LEI COMPLEMENTAR 155. Acesso em 25 de fev de 2021, disponível em http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei-complementar- 155-2016.

CARMO, Hérmani Magalhaes Olivense do et al. MICROEMPRENDEDOR INDIVIDUAL (MEI): Benefícios e Desafios da Legislação Brasileira para a Aplicação na Prática da Ação. XVIII SEMEAD. Seminários em Administração/novembro de, 2015.

CORSEUIL, Carlos Henrique L.; NERI, Marcelo Côrtes; ULYSSEA, Gabriel. Uma análise exploratória dos efeitos da política de formalização dos microempreendedores individuais. Texto para Discussão, 2014.

DA SILVA, Anderson Borges. Desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas no Brasil. Conexão Eletrônica, Três Lagoas, MS, v. 12, n. 1, 2015.

DE JESUS, Noroara Duarte; MARINHO, Gabriela. Microempresas brasileiras: entendendo seu papel socioeconômico. REMIPE-Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 5, n. 1, p. 165-177, 2019.

DE OLIVEIRA, Oderlene Vieira; FORTE, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante. Microempreendedor Individual: fatores da informalidade. CONNEXIO-ISSN 2236-8760, v. 4, p. 27-42, 2014.

FERNANDES, Jean Carlos; MACIEL, Luciana Botelho; SOSSAI, Henrique Matheus Mariani. O Microempreendedor Individual (MEI): vantagens e desvantagens do novo sistema. Belo Horizonte, 2010.

GARCEZ, Larissa Schiavinato et al. CONTABILIDADE GERENCIAL NAS MICROEMPRESAS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 4, n. 4, 2013.

GOUVEIA, Henrique Miguel Nascimento. A Utilidade da Contabilidade para as Microempresas. 2014. Tese de Doutorado.

GUEDES, Larissa Carneiro. Internacionalização de uma microempresa familiar brasileira: um estudo da Laggmar Jóias e Relógios. 2021. Tese de Doutorado.

HOLANDA, S. B. (1936). Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Síntese de Indicadores Sociais. (04 de dez de 2015). As desigualdades de gênero e racial diminuem em uma década, mas ainda são marcantes no Brasil. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticiascenso.html?busca=1&id=1&idnoticia=3050&t=sis-2015-desigualdades-genero-racial-diminuem-uma-decada-ainda-sao-marcantes-brasil&view=noticia. Acesso em 06 de mar de 2021.

NASCIMENTO, João Paulo Silva; GOMES, Douglas Willyam Rodrigues; DE OLIVEIRA, Oderlene Vieira. O controle interno nas microempresas e empresas de pequeno porte. Revista Expressão Católica, v. 9, n. 1, 2020.

NEGRI, Kimberlyn. Planejamento estratégico: um estudo em uma empresa do ramo de motocicletas. 2021.

PALMEIRA, Eduardo et al. Gestão financeira das microempresas. Revista de Economia, n. 153, 2011.

RIBEIRO, Djalma. Pequeno Manual Antirracista. Companhia das Letras: São Paulo, 2019.

SANTOS FERNANDES, Alexandra Dolores; DA SILVA COSTA, Simone Teles. MICROEMPRENDEDOR INDIVIDUAL: ANÁLISE DESCRITIVA DO PERFIL E SEUS BENEFÍCIOS. Revista GeTeC, v. 10, n. 25, 2021.

SANTOS, Greyciane Passos; ALVES, Dulcileide Ferreira; BARRETO, Maria Odarlene Rodrigues. A utilização da contabilidade de custos como ferramenta para o fortalecimento de uma micro empresa do segmento de confecção em Fortaleza. Revista Razão Contábil & Finanças, v. 3, n. 1, 2013.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Unidade de Gestão Estratégica. Perfil do Microempreendedor Individual. 2015. Brasília-DF 2016.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Unidade de Gestão Estratégica. Perfil do Microempreendedor Individual. 2015. Brasília-DF 2016.

SERVERINO, Joaquim Antônio. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO - 24ªED – São Paulo. Ed: Cortez, 2016. p. 90.

SILVA, VINICIUS. A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS VOLTADAS PARA AS MICROEMPRESAS. Revista de Estudos Interdisciplinares do Vale do Araguaia-REIVA, v. 4, n. 01, p. 15-15, 2021.

SOUZA, Regiane Aparecida Rosa de; RIOS, Ricardo Pereira. Contabilidade gerencial como ferramenta para gestão financeira nas microempresas: uma pesquisa no município de São Roque SP. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, v. 2, n. 1, p. 1-18, 2011.

WILLEMANN, David Pedro. A sociedade de propósito específico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-284

Refbacks

  • There are currently no refbacks.