A dieta e seu reflexo na saúde bucal em grupo de idosos: Relato de experiência/ Diet and its reflection on oral health in a group of elderly: Experience Report

Authors

  • Flaviana Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado
  • Amanda Van Der Linden Rabelo Dias
  • Ana Luiza Menino Acioly
  • Beatriz Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado
  • João Victor Maia Lima Costa
  • Matheus Lima Dore

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-276

Keywords:

Idosos, Dieta, Saúde bucal.

Abstract

Introdução: A dieta e condição nutricional influenciam a saúde bucal de diversas formas. As deficiências nutricionais podem resultar em defeitos nas estruturas dentais tanto durante a formação e erupção do dente, como após esse processo de surgimento. Os açúcares e ácidos provenientes dos alimentos podem causar cárie e erosão dentária, respectivamente. Além disso, alguns alimentos apresentam papel protetor para o câncer de boca, enquanto os defeitos nutricionais e dietas inadequadas, além do fumo e do álcool, podem contribuir para o risco de desenvolver a doença. A nutrição adequada também beneficia os tecidos periodontais (FREIRE et al., 2012). Relato de caso: Trata-se de um relato de experiência sobre A dieta e seu reflexo na saúde bucal com grupo de 80 idosos participantes do projeto “Envelhecimento Saudável” da Instituição de Ensino Superior Nova Esperança, em João Pessoa-PB, sendo formada por 18 alunos das áreas de medicina, odontologia, enfermagem e fisioterapia e 4 tutoras. A abordagem foi multidisciplinar e de índole lúdica. A elaboração e execução da vivência foi voltado para o entendimento do processo de alimentação saudável e deletéria para a saúde bucal dos idosos, bem como atentar para o desenvolvimento da cognição motora e o relacionamento entre os membros do grupo. A ação foi realizada em salas da instituição utilizando os recursos de multimídia, cartolinas, figuras, tesouras, colas e pincéis. O trabalho consistiu em identificar as figuras dos alimentos que contribuíam ou não para a saúde bucal. Estas foram coladas em quadros diferentes identificados como “Bom para a saúde bucal” e “Ruim para a saúde bucal”. Os recortes foram realizados pelos próprios idosos e os alunos e tutores envolvidos puderam orientar e ajudar nesta tarefa. O material informativo foi construído pelos participantes e visou não somente o conhecimento científico como a cognição motora dos idosos. Almejou-se com a ação orientar os idosos quanto a importância da alimentação saudável para a saúde bucal, o entretenimento e o fortalecimento de laços de amizade no grupo. Coclusão: Os participantes avaliaram a atividade como sendo de significativa contribuição para o seu cotidiano, bem como para a aquisição de novos conhecimentos e hábitos saudáveis.

References

FREIRE, M.C.M.; BALBO, P.L.; AMADOR, M.A.; SARDINHA, L.M.V. Guias alimentares para a população brasileira: implicações para a Política Nacional de Saúde Bucal. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28 Sup:S20-S29, 2012.

GOMES, A. P.; SOARES, A. L. G.; GONCALVES, H. Baixa qualidade da dieta de idosos: estudo de base populacional no sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 11, p. 3417-3428, nov. 2016.

NEVILLE , B. W. et al. Patologia Oral e Maxilofacial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 55 p.

SANZ, A. M. G.; NIETO, B. A. G.; NIETO, E. G. Salud dental: relación entre la caries dental y el consumo de alimentos. Nutr. Hosp., Madrid , v. 28, supl. 4, p. 64-71, jul. 2013 .

VASCONCELOS, F. M. N.; VIEIRA, S. C. M.; COLARES, V. Erosão dental: diagnóstico, prevenção e tratamento no âmbito da saúde bucal. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Pernambuco, v. 14, n. 1, p. 59-64, 2010.

VASCONCELOS, L. C. A. et al . Autopercepção da saúde bucal de idosos de um município de médio porte do Nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 28, n. 6, p. 1101-1110, Jun. 2012 .

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: primeiros resultados da amostra. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br >.

RIBEIRO A. F. L.; LEAL M. C. C.; MARQUES A. P. O. Importance of geriatric dentistry to elderly nutrition. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 60, n. 2, p. 241-246, 2012.

Published

2021-06-16

How to Cite

FURTADO, F. R. C. de M.; DIAS, A. V. D. L. R.; ACIOLY, A. L. M.; FURTADO, B. R. C. de M.; COSTA, J. V. M. L.; DORE, M. L. A dieta e seu reflexo na saúde bucal em grupo de idosos: Relato de experiência/ Diet and its reflection on oral health in a group of elderly: Experience Report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 13261–13267, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n3-276. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/31413. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers