A dieta e seu reflexo na saúde bucal em grupo de idosos: Relato de experiência/ Diet and its reflection on oral health in a group of elderly: Experience Report

Flaviana Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado, Amanda Van Der Linden Rabelo Dias, Ana Luiza Menino Acioly, Beatriz Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado, João Victor Maia Lima Costa, Matheus Lima Dore

Abstract


Introdução: A dieta e condição nutricional influenciam a saúde bucal de diversas formas. As deficiências nutricionais podem resultar em defeitos nas estruturas dentais tanto durante a formação e erupção do dente, como após esse processo de surgimento. Os açúcares e ácidos provenientes dos alimentos podem causar cárie e erosão dentária, respectivamente. Além disso, alguns alimentos apresentam papel protetor para o câncer de boca, enquanto os defeitos nutricionais e dietas inadequadas, além do fumo e do álcool, podem contribuir para o risco de desenvolver a doença. A nutrição adequada também beneficia os tecidos periodontais (FREIRE et al., 2012). Relato de caso: Trata-se de um relato de experiência sobre A dieta e seu reflexo na saúde bucal com grupo de 80 idosos participantes do projeto “Envelhecimento Saudável” da Instituição de Ensino Superior Nova Esperança, em João Pessoa-PB, sendo formada por 18 alunos das áreas de medicina, odontologia, enfermagem e fisioterapia e 4 tutoras. A abordagem foi multidisciplinar e de índole lúdica. A elaboração e execução da vivência foi voltado para o entendimento do processo de alimentação saudável e deletéria para a saúde bucal dos idosos, bem como atentar para o desenvolvimento da cognição motora e o relacionamento entre os membros do grupo. A ação foi realizada em salas da instituição utilizando os recursos de multimídia, cartolinas, figuras, tesouras, colas e pincéis. O trabalho consistiu em identificar as figuras dos alimentos que contribuíam ou não para a saúde bucal. Estas foram coladas em quadros diferentes identificados como “Bom para a saúde bucal” e “Ruim para a saúde bucal”. Os recortes foram realizados pelos próprios idosos e os alunos e tutores envolvidos puderam orientar e ajudar nesta tarefa. O material informativo foi construído pelos participantes e visou não somente o conhecimento científico como a cognição motora dos idosos. Almejou-se com a ação orientar os idosos quanto a importância da alimentação saudável para a saúde bucal, o entretenimento e o fortalecimento de laços de amizade no grupo. Coclusão: Os participantes avaliaram a atividade como sendo de significativa contribuição para o seu cotidiano, bem como para a aquisição de novos conhecimentos e hábitos saudáveis.


Keywords


Idosos, Dieta, Saúde bucal.

References


FREIRE, M.C.M.; BALBO, P.L.; AMADOR, M.A.; SARDINHA, L.M.V. Guias alimentares para a população brasileira: implicações para a Política Nacional de Saúde Bucal. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28 Sup:S20-S29, 2012.

GOMES, A. P.; SOARES, A. L. G.; GONCALVES, H. Baixa qualidade da dieta de idosos: estudo de base populacional no sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 11, p. 3417-3428, nov. 2016.

NEVILLE , B. W. et al. Patologia Oral e Maxilofacial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 55 p.

SANZ, A. M. G.; NIETO, B. A. G.; NIETO, E. G. Salud dental: relación entre la caries dental y el consumo de alimentos. Nutr. Hosp., Madrid , v. 28, supl. 4, p. 64-71, jul. 2013 .

VASCONCELOS, F. M. N.; VIEIRA, S. C. M.; COLARES, V. Erosão dental: diagnóstico, prevenção e tratamento no âmbito da saúde bucal. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Pernambuco, v. 14, n. 1, p. 59-64, 2010.

VASCONCELOS, L. C. A. et al . Autopercepção da saúde bucal de idosos de um município de médio porte do Nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 28, n. 6, p. 1101-1110, Jun. 2012 .

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: primeiros resultados da amostra. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br >.

RIBEIRO A. F. L.; LEAL M. C. C.; MARQUES A. P. O. Importance of geriatric dentistry to elderly nutrition. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 60, n. 2, p. 241-246, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-276

Refbacks

  • There are currently no refbacks.