Estudo da corrosão metálica em cidades Angola: um estudo para o Cuanza Norte/ Study of metallic corrosion in Angola cities: a study for Northern Cuanza

António Paulo Mateus, Fernando Benedito Mainier

Abstract


Este artigo faz parte de um projeto educativo se alicerça, com base nos seguintes pontos: 1) facilitar e ampliar o conhecimento sobre processos de corrosão e técnicas de proteção contra corrosão; 2) despertar o aluno com consciência tecnicamente crítica, com base na necessidade de desenvolver e esclarecer os mecanismos associados a cada processo corrosivo. Em Angola, este ensino deve ser usado porque os problemas de corrosão afetam praticamente todos os segmentos da atividade humana, e a grande maioria desses problemas poderia ser evitada se fossem utilizadas técnicas anticorrosivo e as já conhecidas. Dessa forma, optou-se praças, pontes metálicas e locais públicos como laboratório de pesquisa em que os móveis da cidade (viadutos, caçambas estacionários, estruturas antigas etc) e monumentos estão sujeitos à corrosão e poluição atmosféricas. O objetivo deste estudo é desenvolver um processo de aprendizagem baseado na construção de modelos didáticos, seja utilizando equipamentos específicos ou mesmo determinados objetos do cotidiano, visando criar em experimentos as condições necessárias e básicas para o conhecimento da química ambiental, tanto crítica quanto sistêmica. O autor escolheu dois tópicos: poluição e corrosão de prédios históricos e móveis urbanos. Com base nesses tópicos, experimentos de laboratórios foram desenvolvidos para mostrar como esses produtos poluem o meio ambiente. Ao associar os conceitos básicos de química aos parâmetros do sistema ambiental, independentemente de estar intimamente relacionado ao "sentimento" ou ao imaginar os fatos observados, naturais ou induzidos, resultantes, o autor apresenta uma disciplina química focada no meio ambiente para escolas secundárias na província do Cuanza Norte, particularmente à cidade de Ndalatando.

 


Keywords


Corrosão atmosférica, Meio ambiente, Ensino sobre corrosão, Deterioração metálica

References


ABRANTES, Paulo César Coelho Imagens de natura, imagens de ciência, Campinas, SP:

Papirus, 1998, 247p.

ALVES-MAZZOTTI A.J. & GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, São Paulo; pioneira, 1998, 201p.

ATKINS, P.W. Físico-Química, Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora SA, 2001.

BAKAL, A. I. Functionality of combined sweeteners in several food applications, Chemistry and Industry, no. 700, 1983.

CHASSOT, Attico Inácio. A educação no ensino da química. Ijui, Rio Grande do Sul:Livraria Iunijui Ed. 1990

CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica:questões e desafios para a educação. Ijui, Rio Grande do Sul:Livraria Iunijui Ed. 2003.

CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Ijui, Rio Grande do Sul:Livraria Iunijui Ed. 1993.

FELLENBERG, G. Introdução aos problemas da poluição ambiental. São Paulo: EPU:

Springer: Ed. Da Universidade de São Paulo, 2012.

GENTIL, V. Corrosão. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 2000.

MAINIER, F.B., CANESSO GUIMARÃES, P.I., MERÇON F. O Ensino de corrosão com base na avaliação crítica do mobiliário urbano de praças e logradouros públicos. Anais: XXXI

Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE, 2003, CD-ROM ISSN 16794362, Rio de Janeiro, 14 a 17 de setembro, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-233

Refbacks

  • There are currently no refbacks.