Projeto de saúde no território: educação sexual na escola / Health in the territory project: sexual education at school

Authors

  • Susana Luísa Hoffstaedter
  • Caroline Rodrigues Marques
  • Henrique Sávio de Freitas Soares
  • Murilo Caxito Bitencourt
  • Roniclei Henrique Duarte
  • Paulo Victor de Almeida Guimarães Rosa
  • Maura Regina Guimarães Rabelo
  • Marilene Rivany Nunes

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-090

Keywords:

Educação Sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Métodos Contraceptivos, Saúde Sexual.

Abstract

A sexualidade é inerente aos seres humanos, e o sexo, uma forma de expressá-la, pode trazer consequências negativas quando praticado inconsequentemente. A educação sexual é um importante meio de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e gravidezes indesejadas, sendo a escola um ambiente propício para a abordagem de tais questões. No presente trabalho, objetivou-se desenvolver ações de prevenção e promoção envolvendo os temas sexualidade e saúde sexual com estudantes adolescentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, acerca dos conhecimentos relacionados à saúde sexual dos alunos da escola Polivalente, no município de Patos de Minas. A pesquisa contou com a participação de 47 alunos matriculados nas turmas do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A intervenção contou, em um primeiro dia, em uma aplicação de questionário seguida por exibição de vídeo disparador e discussão em grupo, com apontamento das maiores insuficiências nos assuntos abordados. Em um segundo dia, foi realizada uma aula expositiva abordando os tópicos da discussão e, posteriormente, foi reaplicado o mesmo questionário. Observou-se melhor desempenho na maioria das questões após a intervenção. Conclui-se a importância e validade de atividades de conscientização na escola, onde os jovens puderam discutir o tema entre si e resolver suas dúvidas.

 

References

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. Cadernos da Atenção Básica. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2009

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Cadernos da Atenção Básica. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013.

HORTA, Rogério Lessa et. Al. Promoção de saúde no ambiente escolar no Brasil. Rev. Saúde Pública, v. 51, 2017.

CARNEIRO, Rithianne Frota et. Al. Educação Sexual na Adolescência: uma abordagem no contexto escolar. Rev. SANARE de Políticas Públicas, v. 14, n. 1, 2015.

Published

2021-05-17

How to Cite

HOFFSTAEDTER, S. L.; MARQUES, C. R.; SOARES, H. S. de F.; BITENCOURT, M. C.; DUARTE, R. H.; ROSA, P. V. de A. G.; RABELO, M. R. G.; NUNES, M. R. Projeto de saúde no território: educação sexual na escola / Health in the territory project: sexual education at school. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 10745–10751, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n3-090. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29876. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers