Promoção de saúde mental em um grupo de idosos através do pet-saúde/interprofissionalidade / Mental health promotion in a group of elderly through the pet-health/interprofessionality

Ana Paula Biazin, Mylena Lazareti Zanella, Giovana Ciacci Zanella, Mayara Barbosa Prestes, Sandra Maria Vanini, Julia Cieslik Schreiner, Juliana Secchi Batista, Pâmela Natali Dal Ongaro Rodrigues

Abstract


O suicídio é um problema de saúde pública mundial que afeta pessoas de diferentes idades, raças e classes sociais, sendo que a terceira idade é extremamente vulnerável à doenças mentais, tornando-os candidatos ao suicídio. Este relato de experiência foi produzido a partir da observação das atividades práticas realizadas através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, em uma Estratégia de Saúde da Família localizada na cidade de Passo Fundo-RS, durante o mês de setembro de 2019. Indicando que a atividade em grupo é um forte auxiliar na formação de uma rede de apoio social, na melhora da qualidade de vida e na integração da população idosa com os serviços de saúde. A atividade e seus resultados positivos enfatizam a importância do grupo para a comunidade e a necessidade de manter e desenvolver tais atividades a longo prazo.


Keywords


Idoso, Saúde Mental, Multidisciplinaridade, Promoção À Saúde.

References


CONEJERO I.; OLLIÉ E.; COURTET P.; CALATI R. Suicide in older adults: current perspectives. Clin Interv Aging. 2018;13:691-699. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29719381/. Acesso em 07 de set. de 2020.

DE OLIVEIRA V.; DE OLIVEIRA L.; ROCHA M.; LEITE A.; LISBOA R.; ANDRADE K. Impactos do isolamento social na saúde mental de idosos durante a pandemia pela Covid-19. Brazilian Journal of Health Review. 2021; 4(1):3718-3727. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/25339/20220. Acesso em 16 de abr. de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-069

Refbacks

  • There are currently no refbacks.