Síndrome de Charles Bonnet e a Oftalmologia: Revisão de Literatura / Charles Bonnet ‘syndrome and Ophthalmology: Literature Review

Ana Paula Knorr Afonso, Isadora Cerqueira Simões Braudes, Melissa Paes Camargo

Abstract


INTRODUÇÃO: A Síndrome de Charles Bonnet (SCB), doença benigna encontrada principalmente em idosos, caracteriza-se por alucinações visuais complexas e baixa da visão, em pacientes sem nenhum comprometimento, seja ele cognitivo, sistêmico ou psiquiátrico. OBJETIVO: Analisar as características clínicas da Síndrome de Charles Bonnet e contribuir com a disseminação de conhecimento sobre o assunto. METODOLOGIA: Revisão sistemática realizada nas bases de dados SCIELO, Google Scholar e PUBMED, incluindo artigos de revisão e relatos de casos, em língua portuguesa e inglesa, utilizando como palavras-chave alucinações, cegueira e transtornos da visão. Artigos publicados há mais de 10 anos foram excluídos da pesquisa. RESULTADOS: A prevalência da SCB é diversa, sendo encontrada taxas variando de 0,4 a 15%, principalmente em idosos com deficiência visual. Não foram relatadas associações com sexo ou condições sociais. A síndrome está ligada a doenças que afetam a retina, como as que interferem na transmissão de luz, na vias visuais e no córtex visual. As alucinações são do tipo complexa, persistentes, que se repetem e ocorrem sem estimulação externa ou com outros tipos de alucinações. Sua fisiopatologia ainda não é bem compreendida, assim como não há um tratamento específico. CONCLUSÃO: A SCB é uma condição incomum e de baixa prevalência, devendo ser suspeitada em pacientes idosos e com baixa acuidade visual, desde que tenham crítica preservada e não haja o diagnóstico de outras causas. O conhecimento por parte dos médicos é de extrema importância, para um diagnóstico precoce, diminuição dos estigmas sociais e acompanhamento eficaz.


Keywords


Síndrome de Charles Bonnet, alucinações visuais.

References


Augusto ALC, Lucena A da R, Augusto MLC, Matos AG. Síndrome de Bonnet na Oftalmologia: revisão de literatura. Rev Bras Oftalmol. 2018;77(4):225–7.

Matheus LGDM, Moscovici BK, André Jr R, Zahr NM, Guelfi EMM, Magalhães KAP, et al. A importância do conhecimento da Síndrome de Charles Bonnet pelo médico oftalmologista e psiquiatra. Arq Médicos dos Hosp e da Fac Ciências Médicas da St Casa São Paulo. 2018;63(1):37.

Gonçalves CM, Luiz F. SÍNDROME DE CHARLES BONNET : UMA REVISÃO INTEGRATIVA A síndrome de Charles Bonnet ( SCB ) é definida por alucinações visuais complexas em pacientes sem comprometimento cognitivo e com doença oftalmológica acompanhada de redução na acuidade visual 1-4 . A . 2018;22(2005):302–21.

Cortizo V, Rosa AAM, Soriano DS, Takada LT, Nitrini R. Síndrome de Charles Bonnet: alucinações visuais em pacientes com doenças oculares - Relato de caso. Arq Bras Oftalmol. 2005;68(1):129–32.

Brucki SMD, Takada LT, Nitrini R. Síndrome de charles bonnet: Casuística. Dement e Neuropsychol. 2009;3(1):61–7.

O’brien J, Taylor JP, Ballard C, Barker RA, Bradley C, Burns A, et al. Visual hallucinations in neurological and ophthalmological disease: Pathophysiology and management. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2020;91(5):512–9.

Jan T, Del Castillo J. Visual hallucinations: Charles Bonnet syndrome. West J Emerg Med. 2012;13(6):544–7.

Cortés M, Rueda V. Artículos. 2007;

Teunisse RJ, Cruysberg JR, Hoefnagels WH, Verbeek AL, Zitman FG. Visual hallucinations in psychologically normal people: Charles Bonnet’s syndrome. Lancet. 1996;347(9004):794–7.

Cox TM, Ffytche DH. Negative outcome Charles Bonnet syndrome. Br J Ophthalmol. 2014;98(9):1236–9.

Jones L, Ditzel-Finn L, Potts J, Moosajee M. Exacerbation of visual hallucinations in Charles Bonnet syndrome due to the social implications of COVID-19. BMJ Open Ophthalmol. 2021;6(1):1–8.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-049

Refbacks

  • There are currently no refbacks.