Investigação da efetividade do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em um setor clínico de um hospital de alta complexidade / Research on the effectiveness of the health services waste management plan in a clinical sector of a high complexity hospital

Authors

  • Victor Hugo de Freitas Morales
  • Roger Amaral Pires
  • Homero Castro Oliveira
  • Justino Vieira Neto
  • Yuri Cassiolato

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-143

Keywords:

Resíduos dos Serviços de Saúde, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Auditoria, Não-conformidade.

Abstract

Os resíduos oriundos de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), chamados de RSS – resíduos dos serviços de saúde, são fontes de agentes de risco preocupantes à saúde pública e ao meio ambiente, pois, se não tratados e destinados corretamente, podem causar danos irreversíveis ao ecossistema e à saúde de suas populações. Visando garantir efetiva qualidade à administração dos RSS, o CONAMA e a ANVISA estipularam metas e deveres a serem cumpridas e atendidos pelos EAS. A partir de normas e portarias, cada EAS deve desenvolver um programa de monitoramento e fiscalização dos RSS produzidos, garantindo seu correto tratamento e encaminhamento até o despejo final. Tal programa é conhecido nacionalmente como Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), obrigatório a todo EAS. O resultado deste trabalho informa o número total de não-conformidades encontradas nos coletores de RSS localizados no setor Clínica Cirúrgica I de um EAS de grande porte ao longo de três consecutivos anos. Para isto, foram investigados documentos de auditoria em posse do setor responsável pela fiscalização do cumprimento do PGRSS. O estudo apontou que, embora houve aumento do número de coletores de RSS disponíveis no determinado setor ao longo dos anos investigados, existe ainda muitos casos de não-conformidade.

 

 

 

References

ANVISA, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 2006.

ANVISA, Ministério da Saúde. Resolução nº. 306 de 7 de dezembro de 2004. Brasília: Diário Oficial da União, 2004.

CONAMA, Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº. 358 de 29 de abril de 2005. Brasília: Diário Oficial da União, 2005.

ARAUJO, L. A. S. de. Gestão de Resíduos dos Serviços de Saúde: Avaliação dos Procedimentos

adotados em um Hospital Privado de Grande Porte. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2016.

CMRR. Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Apostila Eletrônica: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2019.

CUSSIOL, N. A. M. de. Manual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Fundação Estadual do Meio Ambiente. Belo Horizonte, 2008.

CMTECNOLOGIA. O Papel Da Auditoria Na Área Da Saúde, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2019.

Published

2019-08-26

How to Cite

MORALES, V. H. de F.; PIRES, R. A.; OLIVEIRA, H. C.; NETO, J. V.; CASSIOLATO, Y. Investigação da efetividade do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em um setor clínico de um hospital de alta complexidade / Research on the effectiveness of the health services waste management plan in a clinical sector of a high complexity hospital. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 3824–3830, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n4-143. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2858. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers