Abordagem inicial da criança com Insuficiência Respiratória / Initial approach to the child with Respiratory Failure

Letícia Geovanna Ramos Germano, Kessia Karina Alves de Oliveira, Maria Beatriz Mariz Maia de Freitas, Millena Maria Maciel Pinto, Isabela Tatiana Sales de Arruda, Alysson Kennedy Pereira de Souza, Daniela Heitzmann Amaral Valentin de Souza, Isabela Tatiana Sales de Arruda

Abstract


Na população pediátrica, a principal causa de mortalidade é o comprometimento do sistema respiratório, logo, o conhecimento da abordagem inicial da criança com insuficiência respiratória é fundamental, tendo em vista que essa por sua vez auxilia no diagnóstico e tratamento precoce da IR. O nosso objetivo foi discutir a fisiopatologia da insuficiência respiratória na criança, os aspectos do diagnóstico diferencial e do tratamento. A falha de oxigenação no aparelho respiratório pode ser provocada por alteração de difusão na membrana alveolocapilar ou, mais classicamente, pela relação desigual entre a ventilação alveolar e o fluxo sanguíneo alveolar. Os mecanismos fisiopatológicos que levam à insuficiência respiratória podem se dividir em falha de oxigenação e falha de ventilação. O tratamento varia dependendo do caso do paciente, ele compreende a permeabilização das vias aéreas, a ventilação assistida e a oxigenoterapia, a manutenção da circulação adequada pela fluidoterapia e uso de drogas vasoativas. É premente que que a insuficiência respiratória aguda seja diagnosticada precocemente na infância para que se possa reestabelecer sua oxigenação e a ventilação dessa criança de maneira adequada levando a reversão desse quadro clínico.


Keywords


Insuficiência, Pulmões, Crianças, Doença e Ventilação.

References


SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Insuficiência respiratória aguda. Departamento Científico de Terapia Intensiva. Rio de Janeiro, RJ: 2017.

MATSUNO, Alessandra Kimie. Insuficiência respiratória aguda na criança. Ribeirão Preto, SP: Revista USP, 2012.

FONSECA, Jaisson Gustavo da; SETTE, Adrianne Mary Leão; OLIVEIRA, Alexandre Rodrigues Ferreira. Avaliação e manejo inicial da insuficiência respiratória aguda na criança. Rev Med Minas Gerais, v. 23, n. 2, p. 196-203, 2013.

SCHVARTSMAN, Benita G. Soares; MALUF JR., Paulo Taufi; SAMPAIO, Magda Carneiro. Pronto-socorro: 3. ed. (Coleção Pediatria). Barueri, SP: Editora Manole, 2018.

PIVA, Jefferson Pedro; GARCIA, Pedro Celiny Ramos; SANTANA, João Carlos Batista; BARRETO, Sérgio Saldanha Menna. Insuficiência respiratória na criança. Rio de Janeiro, RJ:

Jornal de Pediatria, 1998. GIGLIO-JACQUEMOT, A. Definições de urgência e emergência: critérios e limitações. Rio de Janeiro, RJ: Editora FIOCRUZ, 2005.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Doenças relacionadas ao trabalho. Brasília, DF: Editora MS, 2001




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-392

Refbacks

  • There are currently no refbacks.