Desenvolvimento de emulsões à frio contendo óleos de sementes de Passifloras do Semi-árido baiano / Development of cold emulsions containing Passionflower seed oils from the Semi-arid region of Bahia

Tainá Santos Souza, Neila de Paula Pereira

Abstract


No setor cosmético as emulsões são amplamente utilizadas como sistemas para liberação de ativos, e se destacam por apresentarem boa hidratação, penetração e adesão cutânea. Adicionalmente, a flora brasileira nos oferece uma diversidade de produtos naturais indicados para a dermo-cosmética, dentre os quais se destaca os óleos vegetais fixos, que na presente pesquisa são extraídos de sementes de espécies do gênero Passiflora, ocorrentes no semi-árido baiano com próspera expressão comercial, por isso instrumento desse estudo. Nesse contexto foram desenvolvidas emulsões cosméticas contendo os óleos de P. cincinnata e P. setácea por metodologia de emulsificação à frio, com posterior submissão a testes de estabilidade acelerada, análise de pH, além da verificação de parâmetros in vitro de textura, e espalhabilidade. Por fim, o tamanho e polidispersão dos glóbulos emulsionados foram verificados por light scattering em Zetasizer. As emulsões desenvolvidas apresentaram características de ótima estabilidade, bem como performance desejada de produto no que se refere ao potencial de influência dos óleos aplicados.


Keywords


Emulsões, Passifloras, Óleos.

References


ALLEN, L. V. JR., ANSEL, C. H., POPOVICH, N. G. Formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 6 ed. São Paulo: Editorial Premier, 2000, p. 299-301.

ALVES, N. C. Penetração de ativos na pele: revisão bibliográfica. Revista Amazônia Science & Health. v3, n4, p36-43, 2010.

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos. 2004, vol. 1.

KNORST, M. T. Desenvolvimento Tecnológico de forma farmacêutica plástica contendo extrato concentrado de Achyrocline saturei-oides (Lom) DC. Compositae (Marcela). [Dissertação de Mestrado]. PPGCF, UFRGS, 1991.

MEZADRI, H. Desenvolvimento de nanoemulsões contendo extratos dos frutos de Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman e estudo fitoquímico destes extratos. Dissertação de Mestrado- PPGCF, UFOP, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-335

Refbacks

  • There are currently no refbacks.