Sistemática de avaliação de desempenho funcional para serviços de alimentação: proposta de um modelo para gestão de pessoas/ System of evaluation of functional performance for food services: proposed a model for people management

Talita Hayara Dantas Rodrigues Alencar Araripe Bezerra, Vitória de Oliveira Almeida Andrade, Juliana Pereira Queiros, Ana Suélen Pimentel Pinheiro, Bianca Castro Melo, Ana Patrícia Oliveira Moura Lima, Fernanda Eunice Araújo Câmara, Regia Maria Cordeiro Brito Rebouças

Abstract


Objetivo: Propor uma sistemática de avaliação de desempenho para os funcionários de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação realizada na Unidade de Alimentação e Nutrição de um hospital público situado na cidade de Fortaleza, Ceará. A implantação do sistema aconteceu durante o mês de novembro de 2019.  O desenvolvimento da análise de desempenho na UAN foi feito em etapas: diagnóstico; entrevista com os responsáveis pelo setor; caracterização das atividades desenvolvidas e competências necessárias para execução do trabalho; desenho e desenvolvimento do sistema de avaliação; apresentação do sistema e ajustes necessários; treinamento com colaboradores para apresentação e esclarecimentos sobre a avaliação;  execução de avaliação de desempenho. Resultados:  Trata-se de uma sistemática desenvolvida através da observação da rotina e desempenho dos funcionários da UAN, assim como da necessidade de avaliar de forma objetiva o desempenho funcional. Foram definidos três blocos de competências: Preparo e Qualificação, Características Comportamentais e Capacidade de trabalho em Equipe. Para cada bloco foram definidas competências específicas. Foi desenvolvido sistema de pontuação de 1 a 10 pontos com critérios específicos para atribuição de cada nota.   Conclusão: O sistema proposto atende à necessidade da unidade uma vez que foi desenvolvido com critérios específicos para a rotina de trabalho, possui fácil aplicabilidade, há interesse por parte dos gestores na implementação e os colaboradores encontram-se abertos a implementação da avaliação. Entretanto, é necessário comprometimento por parte dos gestores na manutenção das avaliações periódicas, assim como na importância de feedback para o colaborador avaliado.

Keywords


Avaliação de Desempenho Profissional, Administração de Recursos Humanos, Alimentação Coletiva.

References


BODART, Cristiano Das Neves; FERREIRA, Lilian Da Penha Neves; SANTOS, Glaucia. Avaliação de desempenho: uma análise crítica a partir da perspectiva dos avaliados. Revista Foco, v. 8, n. 2, p. 103, 2015. Disponível em: . Acesso em 14 de outubro de 2019.

DA SILVA, Alessandro Garcia; DA SILVA, Eletícia Campos; SEPULVENE, Rafael Guglielmelli. Treinamento da CIPA por intermédio do lúdico. Revista IT-Inovação & Tecnologia, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em Acesso em 01 de dez de 2019.

FEITOSA, C. de; CORRÊA, M.; LIMA, A. V. de Q. Avaliação de desempenho no setor público: fatores críticos e oportunidades de melhoria. 2016. Disponível em . Acesso em 01 de dez de 2019.

GUIA PARA MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. OUTUBRO/2013. Disponível em: . Acesso em 02 set 19.

PRADO, A. J. de S. Análise da avaliação de desempenho no Poder Judiciário brasileiro: um estudo de caso no Tribunal de Justiça do Acre. Monografia (Graduação) – Universidade de

Brasília. Curso de Administração Pública, Brasília, 2015. . Disponível em Acesso em 01 de dez de 2019.

SILVA, Andressa Bernardo da. Treinamento e desenvolvimento como vantagem competitiva para pequenas empresas: um estudo de caso. 2016. Disponível em . Acesso em 01 de dez de 2019.

SILVA, G. T. B.; NEVES, J. M. Desafios e Perspectivas: Avaliação de Desempenho da Secretária de Gestão de Pessoas de Juazeiro-BA/Challenges and Perspectives: Performance Evaluation of the Secretary of Management of People of Juazeiro-BA. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 1125-1137, 2019. Disponível . Acesso em 01 de dez de 2019.

SOUZA, C. de. A avaliação do desempenho do militar: Sistema de Gestão de Desempenho do Exército Brasileiro. 2018. Disponível em . Acesso em 01 de dez de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-325

Refbacks

  • There are currently no refbacks.