O uso da Ivermectina no tratamento da COVID-19: uma revisão integrativa da literatura/ The use of Ivermectin in the treatment of COVID-19: an integrative literature review

Adrianne Raposo Ponte, Camylla Rebbeca Bezerra de Aragão, Carla Dulcirene Parente Novaes, Gabriela Blanco de Morais Trindade, Ketre Iranmarye Manos Nascimento, Lara Rosa Cardoso e Cardoso, Lorena da Motta Alcântara, Raissa Maria Albuquerque Pinheiro, Vitória de Souza Lima, Marcia Cristina Monteiro Guimarães

Abstract


Introdução: A pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2019, e com repercussão mundial em 2020 gerou uma grande problemática em torno de uma nova afecção de saúde sem tratamento efetivo, com alta infectividade. Nesse contexto, com a escassez de medicamento e a necessidade de terapias efetivas, a ivermectina destaca-se pela sua ação antiviral como possível forma de tratamento medicamentoso. Objetivo: Avaliar na literatura científica mundial acerca do uso da ivermectina como parte do tratamento da COVID-10. Método: Revisão integrativa da literatura, com análise transversal e observacional, com coleta de dados em bases de dados como LILACS, PUBMED e Scielo, com o mecanismo de busca que incluía “ivermectina”, “terapêutica” e “COVID- 19” durante o período de agosto à novembro de 2020.Resultados: Foram encontrados 83 artigos, dos quais apenas 7 eram pertinentes a revisão, sendo que apenas um deles era um estudo transversal e observacional, e os demais abordavam ensaios clínicos ainda em andamento. Discussão: Ainda não existem evidências que sustentem o uso da ivermectina com efetividade, porém em meio a escassez de medicamentos e falta de informações sobre a COVID-19, alguns autores indicam esse fármaco na posologia de 0,4-0,6mg/kg/dia por 5 dias. Conclusão: São necessários ensaios clínicos para avaliação da efetividade clínica da ivermectina no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus, pois esses dados ainda são incongruentes e divergentes.


Keywords


Infecção por Coronavírus, Ivermectina, Revisão.

References


BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde Boletim epidemiológico especial. Doença pelo Coronavírus COVID19. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020.

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Protocolo de manejo clínico da Covid- 19 na Atenção Especializada. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos e Estratégicos em Saúde. Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020.

Oliveira HAJ, et al. Antagonistas do receptor da endotelina para o tratamento de pacientes com COVID-19. Revisão sistemática rápida. Oswaldo Cruz, 2020;1(1):1-21.

Caly L, Druce JD, Catton MG, Jans DA, Wagstaff KM. The FDA-approved Drug Ivermectin inhibits the replication of SARS-CoV-2 in vitro. Antiviral Res. 2020 Apr;104787.

Colpani V, et al. Diretrizes para o tratamento farmacológico da COVID-19. Consenso da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Rev bras ter intensiva, 2020;32(2):166-196.

Ortega-Peña M & González-Cuevas R. Fármacos de uso frequente em dermatologia como terapia para COVID-19. Actas Dermosifikiorg, 2020;1(1):1-9.

Jans DA & Wagstaff KM. Ivermectin as a Broad-Spectrum Host-Directed Antiviral: The Real Deal?. Cells, 2020;1(1):1-19.

Dinicolantonio JJ, Barroso-Arranda J, McCarty M. Ivermectin may be a clinically useful anti-inflamatory agente for late-stage COVID-19. Oper Heart, 2020;7(1):1-3

Sociedade Brasileira de Infectologia. Ivermectin: potencial candidate for the tratment of Covid 19. Braz J Infect Dis, 2020:2(4):369-371.

Horoxitz RI, Freeman PR. Three novel prevention, diagnostic, and treatment options dor COVID-19 urgently necessitating controlled randomized trials. Medical Hypotheses, 2020;143(1):1-7.

Instituto de evaluacion de tecnologias em salud e investigacíon. Uso de ivermectina para el tratamiento de pacientes adultos con COVID-19. ESSALUD, 2020;17(2):1-15.

Pan American Health Organization. Oncogoing Living Update of Potencial COVID-

Therapeutics: Summary of rapid systematic reviews. 2020, October.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-294

Refbacks

  • There are currently no refbacks.