Estatística sobre o crescimento de pessoas coinfectadas TB-HIV no Estado do Pará e formas de reduzir os índices / Statistics on the growth of TB-HIV coinfected people in the State of Para and ways to reduce índices

Authors

  • Juan Gonzalo Bardález Rivera Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Kezia Rayane Paulino Da Silva
  • Bianca Matos Pantoja
  • Marcela Adriana Miranda
  • Márcia Moares Paulino Da Silva
  • Annie Elisandra Mesquita De Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-247

Keywords:

Tuberculose, HIV, coinfecção, Região Norte, Pará.

Abstract

A infecção pelo HIV aumenta as chances de desenvolvimento da tuberculose(TB) em 25 vezes mais do que uma pessoa que não tem o vírus. Isso ocorre devido a vulnerabilidade do sistema imunológico, que tem a função de defender o organismo contra as doenças. Dessa forma, pessoas com o vírus HIV ficam imunossuprimidas e são mais susceptíveis a desenvolver tuberculose. Objetivos: Demostrar o crescente número de casos de pessoas coinfectadas por TB-HIV no Pará e mencionar as formas de redução dos índices. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico descritivo, quantitativo de caráter retrospectivo. Onde foi realizado através de artigos científicos na plataforma SCIELO e dados estatísticos pelo boletim epidemiológico de 2018 do Ministério da Saúde e do DATASUS. Resultados: No Brasil, em 2017, dos 74,8 mil novos casos de tuberculose registrados, 11,4% apresentaram resultado positivo também para o HIV, o que representa 8,5 mil pessoas infectadas pelas duas doenças (TB-HIV). Em 2018, no Brasil, foram diagnosticados 9.508 números de casos confirmados para HIV positivo em coinfecção. Na região Norte, em 2018, casos novos com coinfecção TB-HIV são de 44,3%. No Pará, os casos novos com coinfecção são de 46,6% para cada 100 mil habitantes. Conclusão: Através dos dados são observados aumento em relação ao ano anterior, havendo a necessidade de redução dos índices. Para minimizar o desenvolvimento de TB em pessoas infectadas com HIV deve-se realizar o diagnóstico precoce e fazer a utilização de terapia antirretroviral (TARV). Além disso, é de suma importância os profissionais de saúde gerarem métodos de suporte social, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ao apoio da família, amigos e comunidade, a fim de esclarecer sobre a doença e as formas de contágio. Portanto, sendo o objetivo diminuir os índices e o preconceito atrelados a doença.

 

References

BARBOSA, E.L; LEVINO, A. ANÁLISE DA COINFECÇÃO TB/HIV COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO DA TUBERCULOSE MULTIDROGA RESISTENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev Pan-Amaz Saude, 4(4):57-66, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária-Executiva. Boletim Epidemiológico. Relato de pesquisas operacionais para a qualificação da vigilância e assistência às pessoas com tuberculose. vol. 00, set, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária-Executiva. Boletim Epidemiológico. Brasil Livre da Tuberculose: evolução dos cenários epidemiológicos e operacionais da doença. vol. 50, Mar, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária-Executiva. Boletim Epidemiológico. Implantação do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Brasil: primeiros passos rumo ao alcance das metas.vol. 49, Mar, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. 2013. Disponível em: http://conitec. gov.br/images/Protocolos/PCDT_Manejo-HIVAdultos_2013.pdf. Acessado em: 22/05/2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Recomendações para o manejo da coinfecção TB-HIV em serviços de atenção especializada a pessoas vivendo com HIV/AIDS / Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva – Brasília: Ministério da Saúde, 2013a.

COELHO, L. E; ESCADA, R. O. S.; BARBOSA, H. P. P.; SANTOS, V. G. V. S.; GRINSZTEJN, B.G.J. O TRATAMENTO DA COINFECÇÃO HIV-TB. BJID, Vol 2, Nº 5, outubro, 2016.

SAN PEDRO, A.; OLIVEIRA, R. M.TUBERCULOSE E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Rev Panam Salud Publica. abr;33(4):294-301, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. GLOBAL TUBERCULOSIS REPORT 2015. Geneva: World Health Organization; 2015.

Published

2021-04-01

How to Cite

RIVERA, J. G. B.; DA SILVA, K. R. P.; PANTOJA, B. M.; MIRANDA, M. A.; DA SILVA, M. M. P.; DE OLIVEIRA, A. E. M. Estatística sobre o crescimento de pessoas coinfectadas TB-HIV no Estado do Pará e formas de reduzir os índices / Statistics on the growth of TB-HIV coinfected people in the State of Para and ways to reduce índices. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 7019–7025, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n2-247. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/27447. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers