Podcasts: compartilhando informações de saúde para idosos em tempos de COVID-19 / Podcasts: sharing health information for elderly people in COVID-19 times

Alanne Sayonara Silva, Annalyne Nayara Melo de Souza, Cynthia Lorena Teixeira de Araújo Lima, Gabriela Micherlandia dos Santos, Junyara Georgia Gomes de Medeiros, Natália de Carvalho Cordeiro Lira, Heleni Aires Clemente, Vanessa Teixeira de Lima Oliveira

Abstract


Durante a pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o isolamento social se apresentou como uma das medidas mais eficazes para a prevenção da doença e para desacelerar a transmissão do vírus, posto que, inicialmente, era inexistente medidas farmacológicos e/ou tratamento específico. Neste cenário pandêmico, houve um aumento da utilização de tecnologias e mídias, em que nos deparamos com inúmeros recursos digitais, e que passaram a ser o principal meio de interação entre as pessoas. Os podcasts, comparados aos programas de rádio, são outro canal de compartilhamento de conteúdo em formato de arquivo de áudio, permitindo criar conteúdo com temas ilimitados e direcionados a públicos diversos, pois são gravados e permitem que o público determine o tema e o que deseja ouvir. Isto posto, este estudo teve como objetivo descrever um relato de experiência sobre a produção e a difusão de materiais informativos e educativos, por meio da reprodução de podcasts transmitidos via rádio para propagar orientações de nutrição e cuidados com a saúde em tempo da COVID-19, como meio de interação com a população idosa. Para a realização das ações educativas foram produzidos sete podcasts abordando diversos temas como: higienização de embalagens de alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, uso de ervas e temperos e sobre o consumo de chás. A reprodução dos podcasts na rádio local mostrou-se um meio de levar informações de saúde aos ouvintes, de forma eficiente e muito mais abrangente, beneficiando não só aos idosos, mas a toda população.

 

 


Keywords


Envelhecimento saudável, Nutrição, Qualidade de vida, Rádio.

References


ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de prevenção – O novo coronavírus pode ser transmitido por alimentos?. 2020. 14p.

ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Guia para uma alimentação saudável em tempos de Covid-19. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV) [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2020 fev. 4 [citado 2020 abr 7]; Seção Extra:1.

DESLANDES, Suely Ferreira; COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2479-2486, jun. 2020.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, dez. 2015.

GOMES, Vagner Ivan de Alencar et al. Comportamento informacional dos idosos através dos meios de comunicação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2. p. 10-15. out. 2017.

LENHARO, Rayane Isadora; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 1, pág. 307-335, março de 2016.

OLIVEIRA, Wanderson Kleber de et al. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 2, e2020044, mai. 2020.

ROCHA, Josemara de Paula; KLEIN, Otavio José; PASQUALOTTI, Adriano. Qualidade de vida, depressão e cognição a partir da educação gerontológica mediada por uma rádio poste em instituições de longa permanência para idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 115-128, mar. 2014.

SCHMIDT, Beatriz et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. Campinas, v. 37, p. 2-10. 2020.

SOUZA, Breno Augusto Bormann de; TRITANY, Érika Fernandes. COVID-19: importância das novas tecnologias para a prática de atividades físicas como estratégia de saúde pública. Cadernos de Saúde Pública [online]. v. 36, n. 5, p. 1-3. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-185

Refbacks

  • There are currently no refbacks.