Gerenciamento do cuidado de enfermagem no contexto hospitalar: relato de experiência / Management of nursing care in the hospital context: experience repor
Abstract
Gerenciar o cuidado é um processo que significa efetivar, com auxílio de um conjunto de práticas/atividades, que são interdependentes e complementares entre si. O enfermeiro necessita ser um profissional com competência na dimensão física, emocional e espiritual, preparado a atender as mais diversas situações e entender que uma boa recuperação depende também do gerenciamento do cuidado de enfermagem. Essa reflexão se faz necessária devido a presença de diferentes discursos e divergências do conceito ainda presentes na prática do enfermeiro. Dessa forma, o objetivo do estudo foi relatar as discussões sobre o conceito de gerenciamento do cuidado de enfermagem no contexto hospitalar. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida durante a disciplina de seminário temático II: trabalho e gestão, do curso de pós-graduação em enfermagem de uma universidade federal na região Central do Rio Grande do Sul. Ao final da dinâmica, pode-se perceber que gerenciamento do cuidado é compreendido como um instrumento que possa contribuir, efetivamente, para que a assistência de enfermagem se torne um modelo de produção de serviço e que seja capaz de produzir qualidade para todos. Para que as ações possam ser planejadas, o enfermeiro necessita ter conhecimento, assim, as ações serão eficazes, uma vez que se possa aliar o conhecimento comprovado cientificamente com as situações específicas do serviço. A partir deste relato, percebe-se que o gerenciamento do cuidado abrange as ações de gerenciar e cuidar, que estão interligadas entre si e são fundamentais para a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. Desta forma, entende-se que unir essas ações se torna importante aos profissionais que dela se utilizam, pois estarão realizando uma assistência de acordo com as necessidades sentidas pelos pacientes.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Christovam, B. P., Porto, I. S., Oliveira, D. C. (2012). Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Revista da escola de enfermagem da USP, 46(3), 734-41.
Furukawa, P. O., Cunha, I. C. K. (2011). O Perfil e competências de gerentes de enfermagem de hospitais acreditados. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 19(1), 106-14.
Melo, M. R. A. C., Fávero, N., Trevizan, M. A., Hayashida, M. (1996). Expectativa do administrador hospitalar frente as funções administrativas realizadas pelo enfermeiro. Revista latino-Americana de Enfermagem, 4(1),131-44.
Palhano, R. A. R., Santos, C. A., Santos, L. F., Torres, L. M. (2020). Competências profissionais para o gerenciamento de recursos humanos na equipe de enfermagem. Brazilian Journal of health Review, 3(6), 17315-23.
Santos, J. L. G., Lima, M. A. D. S. (2011). Gerenciamento do cuidado: ações dos enfermeiros em um serviço hospitalar de emergência. Revista Gaúcha Enfermagem, 32(4), 695-702.
Santos, J. L. G., Pestana, A. L., Guerrero, P., Meirelles, B. S. H., Erdmann, A. L. (2013). Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, 66(2), 257-63.
DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-158
Refbacks
- There are currently no refbacks.