A importância do cuidado pré-natal para o desenvolvimento saudável do neonato: um estudo restrospectivo no município de Rio Claro-SP / The importance of prenatal care for the healthy development of the neonate: a retrospective study in the city of Rio Claro – SP

Clara de Araujo Sousa Macedo Santos, Gabriella Soares de Souza

Abstract


Objetivo: O estudo teve como objetivo realizar um levantamento epidemiológico do número de gestações no sistema público de saúde no município de Rio Claro – SP que receberam ou não o cuidado pré-natal de maneira completa e analisar como isso influenciou no desenvolvimento motor da criança.

Métodos: O estudo retrospectivo foi baseado na avaliação de prontuários médicos de crianças de 0 a 2 anos de idade do sistema público de saúde de Rio Claro – SP, analisando as informações do acompanhamento pré-natal, nascimento e desenvolvimento motor e verificando se está dentro do esperado para a idade.

Resultados: Dentre os 24 prontuários médicos coletados, 4 gestações receberam o cuidado pré-natal de maneira completa, 12 gestações receberam o cuidado pré-natal de maneira incompleta e 8 delas não o realizaram. O desenvolvimento motor nas crianças que não receberam o cuidado pré-natal durante sua gestação mostrou atrasos consideráveis.

Conclusão: A não realização do acompanhamento pré-natal pode resultar em diversos problemas no nascimento e desenvolvimento da criança, que podem se estender por anos. A rotina pré-natal é simples, mas essencial, e sua realização deve ser promovida e estimulada a todo tempo.


Keywords


Cuidado Pré-Natal, Puericultura, Destreza Motora

References


ARQUELES, P. P. et al. A fonoaudiologia na paralisia cerebral. São Paulo: Santos Livraria Editora, 2001.

Aspectos Históricos, Conceituais e Organizativos do Pré-natal: Rachel De Sá Barreto Luna Callou Cruz et al. Volume 18 - Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2014.

Assistência Pré-natal: Manual técnico/equipe de elaboração: Janine Schirmer et al. - 3ª edição - Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde - SPS/Ministério da Saúde, 2000.66p.

BRAGA, L. W. Family participation in the rehabilitation of the child with brain injury. Dev. Med. Child. Neurol., v. 52, p. 1-2, 2010. Suppl. 3.

Caderneta da Gestante, 2018 – Ministério da Saúde

Clara de Araujo Sousa Macedo Santos and Gabriella Soares de Souza. 2021. “The Importance of Prenatal Care for the Neonate’s Healthy Development: A Retrospective Study”, International Journal of Development Research, 11, (03), 45049-45051.

DIAMENT, A.; CYPEL, S. Neurologia Infantil. São Paulo: Atheneu, 2005.

Diretrizes de Estimulação Precoce – Ministério da Saúde: Brasília, 2016. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf

Fundamentos do Desenvolvimento Infantil: da Gestação aos 3 Anos. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2011.

Importância do Pré-Natal – Ministério da Saúde http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2198- importancia-do-pre-natal

Manual de Ginecologia da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Brasília: Editora Luan Comunicação, 2017.

TIMM I.C., et al. Avaliação da qualidade da assistência pré-natal em uma unidade básica de saúde do município de Pelotas – RS. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 2, n. 4, p. 3729-3735 jul./aug. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-132

Refbacks

  • There are currently no refbacks.