A nutrição materna como ponto chave na prevenção de doenças e no desenvolvimento fetal / Maternal nutrition as a key point in disease prevention and fetal development

Ana Laura Martins Marra Magno Lucindo, Gabriella Soares de Souza

Abstract


Objetivos: Visto que o estado nutricional e o ganho de peso materno são fatores importantes para o bom resultado da gravidez, no qual é apontado como elemento fundamental na prevenção de morbidade e mortalidade perinatal, prognóstico da situação de saúde da criança nos primeiros anos de vida e na promoção da saúde da mulher, foi avaliado o estado nutricional materno para verificar possíveis riscos gestacionais e seu alto impacto na saúde materno-fetal. Método: Foi coletado informações nas Unidades Básicas de Saúde em bases de dados públicos de mulheres gestantes, na faixa etária de 26 a 37 anos em que comtemplavam o período de 28 a 42 semanas gestacionais, a fim de conhecer como estava o desenvolvimento da gestação em relação a saúde do bebê e da mãe. Resultados: Através dos dados coletados, pode-se concluir grandiosa diferença entre os perfis nutricionais das gestantes e seu impacto na saúde e na gestação. Diante das possíveis consequências influenciadas pelo estado nutricional, atribuiu-se determinadas condutas em prol da prevenção da morbidade e da mortalidade perinatal, além de enaltecer a saúde da mulher. Conclusão: Sendo assim, o monitoramento nutricional na gestação tem sido essencial para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde materno-infantil.


Keywords


Nutrição Materna-Infantil, Doenças, Desenvolvimento Fetal.

References


CCIOLY, E; LACERDA, C.S. Nutrição em obstetrícia e pediatria, 2 ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2009

BELARMINO, O.G. et al. Risco nutricional entre gestantes adolescentes. Revista Acta Paulista de Enfermagem, v.15, n. 6, p. 115, 2009.

COSTA, R. et al. Alimentação na gravidez. Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, 2014.

FIUJIMORI, E. et al. Estado nutricional e ganho de peso de gestantes. Revista Latino Americano de Enfermagem, v.20, n. 3, p. 2-7, 2012.

NOMURA, Y.M.R. et al. Influência do estado nutricional materno. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v.37, n. 11, p. 331, 2015.

PALANCH, C.A. et al. Nutrição maternal e programação fetal: o papel dos hábitos alimentares no desenvolvimento embrionário e pós-natal, v. 17, n. 45, p. 49-59, 2017.

PARIZZI, M.R. et al. Revisão: Nutrição na Gravidez e na lactação. Revista Médica de Minas Gerais, v.20, n. 3, p. 341- 353, 2010.

ZUGAIB, M. et al. Influência do estado nutricional materno, ganho de peso e consumo energético sobre o crescimento fetal em gestação de alto risco. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 41, n. 12, p. 120, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-119

Refbacks

  • There are currently no refbacks.