O plantão psicológico na clínica psicossocial uma alternativa de acesso à saúde mental na saúde pública do Brasil/ Psychological duty in the psychosocial clinic an alternative for access to mental health in public health in Brazil

Brenda Lobo de Barros Góes, Natália Costa Porto, Elaine Magalhães Costa Fernandez

Abstract


Este artigo apresenta algumas conclusões de uma pesquisa bibliográfica realizada por duas alunas da graduação de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir de suas vivências e práticas no Serviço de Psicologia Aplicada do campus de Recife da UFPE. Ao realizarem o estágio curricular obrigatório baseado na perspectiva da clínica psicossocial, elas procuram articular o saber atual sobre o plantão psicológico com as especificidades da clínica psicossocial e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da definição de plantão psicológico, serão analisadas as condições atuais de atendimento psicológico em uma universidade pública do nordeste do Brasil, bem como, os princípios e articulações teóricas entre a clínica psicossocial e o cuidado psicológico em atendimentos emergenciais ligados ao Sistema Único de Saúde. Pode-se afirmar então que a clínica psicossocial, cujo propósito consiste em dialogar com o indivíduo e a comunidade de forma simultânea, serve de referencia para a prática do plantão psicológico e da clínica ampliada no SUS.  Neste contexto, o plantão psicológico contribui à ampliação do acesso ao serviço público brasileiro de saúde mental, bem como à agilidade do cuidado e da prevenção junto às comunidades locais. 


Keywords


Plantão psicológico, Clínica psicossocial, Clínica ampliada, Sistema único de saúde.

References


ALVES, Edivânia dos Santos. FRANCISCO, Ana Lúcia. Ação Psicológica em Saúde Mental:Uma Abordagem Psicossocial. Psicologia Ciência e Profissão. Recife. 2009.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Seção II. DA SAÚDE. Art. 196-200. Disponível em:http://conselho.saude.gov.br/web_sus20anos/20anossus/legislacao/constituicaofederal.pdf

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.

BRASIL. Presidência da República. Resolução Nº 8, de 14 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-8-de-14-de-agosto-de-2019-212175346

BRITO, Raquel Cardoso.; KOLLER, Silvia Helena. Desenvolvimento humano e redes de apoio social e afetivo. In: CARVALHO, Alysson Massote (org.). O mundo social da criança: natureza e cultura em ação. São Paulo. 1999.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Imprensa Destaca Pesquisa Encomendada pelo CFM ao Datafolha sobre percepção do brasileiro sobre a saúde. 2018. Disponívelem:https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27701:2018-06-28-15-18-26&catid=3. Acesso em: 29, maio, 2020.

COSTA-FERNANDEZ, Elaine; RODRIGUES, Maria Lucicleide; AVELAR, Telma. Psi-Saúde : Promovendo escuta, cuidado e saúde. Um projeto de atendimento em clinica ampliada para a UFPE. In: Wellington Pinheiro dos Santos (et Al.). (Org.). Cadernos de Extensão 2014 Saúde 2. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. 2, p. 104-113.

DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social - teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SLUZKI, Carlos. A rede social na prática sistêmica: alternativas terapêuticas. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo. 1997.

TOROSSIAN, Sandra Djambolakdjian. RIVERO, Nelson Estamado. Políticas públicas e modos de viver a produção de sentidos sobre a vulnerabilidade. S.d.

VIEIRA FILHO, Nilson Gomes. MORAES, Silvia Raquel Santos A Prática da Clínica Psicossocial. Construindo o Diálogo como Cliente Dito "Psicótico". Psicologia Ciência e Profissão. Recife. 2003.

VIEIRA FILHO, Nilson Gomes. ROSA, Miriam Debieux. Clínica psicossocial: articulando saúde mental e a estratégia saúde da família. Mental. vol.9. Barbacena. 2011.

VIEIRA FILHO, Nilson Gomes. Fundamentos do atendimento psicoterápico psicossocial. In: VIEIRA FILHO, Nilson Gomes. Clínica psicossocial. Terapias, Intervenções, Questões teóricas. Recife. 1998.

VIEIRA FILHO, Nilson Gomes. NÓBREGA, Sheva Maia. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estudos de Psicologia. Recife. 2004.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-105

Refbacks

  • There are currently no refbacks.